“De verde ausencia y lágrima cautiva”: Considerações sobre cisso na obra de Federico García Lorca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101798 https://doi.org/10.14195/2183-1718_74_6 |
Resumo: | O artigo propõe-se analisar a presença do mito de Cisso na obra literária (prosa, drama e poesia) de Federico García Lorca, com especial ênfase na conferência La imagen poética de don Luis de Góngora, na peça teatral El Público e nos poemas “Cisso” e “Apunte para una oda”. O estudo pretende revisar algumas das possíveis fontes que balizam a iconografia literária do mito em questão na obra de Lorca, interpretando-as por duas vertentes complementares: a análise diacrónica proposta por Rafael Martínez Nadal (marcada pela herança barroca e renascentista) e a análise sincrónica, proposta a partir do particular processo de mitologização levado a cabo pelo poeta andaluz. |
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“De verde ausencia y lágrima cautiva”: Considerações sobre cisso na obra de Federico García Lorca"De verde ausencia y lágrima cautiva": Considerations on cisso in Federico García Lorca's literatureFederico García LorcaCissomitologiareceção clássicamitografiaFederico García LorcaCissomythologyclassical receptionmythografyO artigo propõe-se analisar a presença do mito de Cisso na obra literária (prosa, drama e poesia) de Federico García Lorca, com especial ênfase na conferência La imagen poética de don Luis de Góngora, na peça teatral El Público e nos poemas “Cisso” e “Apunte para una oda”. O estudo pretende revisar algumas das possíveis fontes que balizam a iconografia literária do mito em questão na obra de Lorca, interpretando-as por duas vertentes complementares: a análise diacrónica proposta por Rafael Martínez Nadal (marcada pela herança barroca e renascentista) e a análise sincrónica, proposta a partir do particular processo de mitologização levado a cabo pelo poeta andaluz.This paper proposes to analyse the occurrence of the myth of Cisso in Federico García Lorca’s literature (prose, drama and poetry), emphasizing on the conference La imagen poética de don Luis de Góngora, the play El Público and the poems “Cisso” and “Apunte para una oda”. The article reviews some of the possible sources that characterizes the literary iconography of the myth in question in Lorca’s production, interpreting them by two complementary strands: the diachronic analysis proposed by Rafael Martínez Nadal (marked by the Baroque and Renaissance inheritance) and the synchronous analysis, proposed upon studies on the process of mythologization carried out by the Andalusian poet.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101798http://hdl.handle.net/10316/101798https://doi.org/10.14195/2183-1718_74_6por2183-17180871-1569Castro-Filho, Claudioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-14T20:59:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:54.991833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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