Ensino da pontuação no 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Sara Alexandra Acabado dos Santos Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11916
Resumo: Esta investigação pretendeu averiguar os efeitos que a implementação de um laboratório gramatical, em torno do ensino dos sinais de pontuação, produziu nas aprendizagens linguísticas dos alunos. No desenvolvimento desta metodologia seguimos o referencial teórico do método da Abordagem Ativa da Descoberta e aplicámo-lo, no decorrer do ano letivo 2011/2012, a uma turma do terceiro ano de escolaridade. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças, ao construírem os seus conhecimentos de forma contextualizada, desafiante e motivadora, apresentam progressos muito significativos.
id RCAP_939a2d3faee81b59f4952cb7baabb13e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da pontuação no 3º anouma experiência pedagógicaPontuaçãoLíngua PortuguesaEnsino Básico 1º CicloPrática PedagógicaPráticas EducativasEsta investigação pretendeu averiguar os efeitos que a implementação de um laboratório gramatical, em torno do ensino dos sinais de pontuação, produziu nas aprendizagens linguísticas dos alunos. No desenvolvimento desta metodologia seguimos o referencial teórico do método da Abordagem Ativa da Descoberta e aplicámo-lo, no decorrer do ano letivo 2011/2012, a uma turma do terceiro ano de escolaridade. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças, ao construírem os seus conhecimentos de forma contextualizada, desafiante e motivadora, apresentam progressos muito significativos.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumAires, Sara Alexandra Acabado dos Santos Pereira2016-03-08T15:51:53Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.734203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da pontuação no 3º ano
uma experiência pedagógica
title Ensino da pontuação no 3º ano
spellingShingle Ensino da pontuação no 3º ano
Aires, Sara Alexandra Acabado dos Santos Pereira
Pontuação
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Ensino da pontuação no 3º ano
title_full Ensino da pontuação no 3º ano
title_fullStr Ensino da pontuação no 3º ano
title_full_unstemmed Ensino da pontuação no 3º ano
title_sort Ensino da pontuação no 3º ano
author Aires, Sara Alexandra Acabado dos Santos Pereira
author_facet Aires, Sara Alexandra Acabado dos Santos Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Sara Alexandra Acabado dos Santos Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pontuação
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Pontuação
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description Esta investigação pretendeu averiguar os efeitos que a implementação de um laboratório gramatical, em torno do ensino dos sinais de pontuação, produziu nas aprendizagens linguísticas dos alunos. No desenvolvimento desta metodologia seguimos o referencial teórico do método da Abordagem Ativa da Descoberta e aplicámo-lo, no decorrer do ano letivo 2011/2012, a uma turma do terceiro ano de escolaridade. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças, ao construírem os seus conhecimentos de forma contextualizada, desafiante e motivadora, apresentam progressos muito significativos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T15:51:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11916
url http://hdl.handle.net/10400.26/11916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011929673728