Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fialho, Isabel, Sá, Vigínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23083
Resumo: No contexto educativo português existem, atualmente, orientações legais para que as escolas sejam, por um lado, sujeitas a processos de avaliação externa e, por outro, induzidas a criar mecanismos de autoavaliação. O trabalho que apresentamos integra um projeto de doutoramento, em curso, que se propôs a averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativo, que opta pelo estudo de casos múltiplos. No presente trabalho questiona-se essencialmente: quais as mudanças ocorridas na escola na sequência dos processos avaliativos? Metodologicamente recorreu-se à análise de conteúdo de 37 entrevistas realizadas com diferentes atores da comunidade educativa. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as escolas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação e para a melhoria, recorrem a estratégias e táticas plurais. De igual modo, as mudanças que ocorrem nas estruturas, nos processos e nas práticas, mais do que respostas à necessidade de eficácia e melhoria interna da escola, traduzem-se em processos de adaptação, que variam consoante as tensões existentes entre o contexto institucional e o ambiente competitivo onde estão inseridas.
id RCAP_93ae609330675a4b6e0347090af432e0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escolaAvaliação institucionalMudança organizacionalMelhoria educativaNo contexto educativo português existem, atualmente, orientações legais para que as escolas sejam, por um lado, sujeitas a processos de avaliação externa e, por outro, induzidas a criar mecanismos de autoavaliação. O trabalho que apresentamos integra um projeto de doutoramento, em curso, que se propôs a averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativo, que opta pelo estudo de casos múltiplos. No presente trabalho questiona-se essencialmente: quais as mudanças ocorridas na escola na sequência dos processos avaliativos? Metodologicamente recorreu-se à análise de conteúdo de 37 entrevistas realizadas com diferentes atores da comunidade educativa. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as escolas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação e para a melhoria, recorrem a estratégias e táticas plurais. De igual modo, as mudanças que ocorrem nas estruturas, nos processos e nas práticas, mais do que respostas à necessidade de eficácia e melhoria interna da escola, traduzem-se em processos de adaptação, que variam consoante as tensões existentes entre o contexto institucional e o ambiente competitivo onde estão inseridas.Revista FAFIRE2018-04-11T14:53:46Z2018-04-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23083http://hdl.handle.net/10174/23083porCorreia, A. P.; Fialho, I. & Sá, V. (an./jun. 2017). Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola. Revista FAFIRE, Recife, 10 (1), 47-54. [ISSN: 2358-5188] Disponível em http://publicacoes.fafire.br/diretorio/revistaFafire/revistaFafire_v10n01_a04.pdfhttp://publicacoes.fafire.br/diretorio/revistaFafire/revistaFafire_v10n01_a04.pdfFAFIREDPEapcorreia.svp@gmail.comifialho@uevora.ptnd229Correia, Ana PaulaFialho, IsabelSá, Vigínioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:58.005410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
title Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
spellingShingle Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
Correia, Ana Paula
Avaliação institucional
Mudança organizacional
Melhoria educativa
title_short Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
title_full Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
title_fullStr Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
title_full_unstemmed Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
title_sort Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola
author Correia, Ana Paula
author_facet Correia, Ana Paula
Fialho, Isabel
Sá, Vigínio
author_role author
author2 Fialho, Isabel
Sá, Vigínio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Paula
Fialho, Isabel
Sá, Vigínio
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Mudança organizacional
Melhoria educativa
topic Avaliação institucional
Mudança organizacional
Melhoria educativa
description No contexto educativo português existem, atualmente, orientações legais para que as escolas sejam, por um lado, sujeitas a processos de avaliação externa e, por outro, induzidas a criar mecanismos de autoavaliação. O trabalho que apresentamos integra um projeto de doutoramento, em curso, que se propôs a averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativo, que opta pelo estudo de casos múltiplos. No presente trabalho questiona-se essencialmente: quais as mudanças ocorridas na escola na sequência dos processos avaliativos? Metodologicamente recorreu-se à análise de conteúdo de 37 entrevistas realizadas com diferentes atores da comunidade educativa. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as escolas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação e para a melhoria, recorrem a estratégias e táticas plurais. De igual modo, as mudanças que ocorrem nas estruturas, nos processos e nas práticas, mais do que respostas à necessidade de eficácia e melhoria interna da escola, traduzem-se em processos de adaptação, que variam consoante as tensões existentes entre o contexto institucional e o ambiente competitivo onde estão inseridas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-04-11T14:53:46Z
2018-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23083
http://hdl.handle.net/10174/23083
url http://hdl.handle.net/10174/23083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, A. P.; Fialho, I. & Sá, V. (an./jun. 2017). Efeitos da avaliação de escola nos processos de mudança e melhoria da escola. Revista FAFIRE, Recife, 10 (1), 47-54. [ISSN: 2358-5188] Disponível em http://publicacoes.fafire.br/diretorio/revistaFafire/revistaFafire_v10n01_a04.pdf
http://publicacoes.fafire.br/diretorio/revistaFafire/revistaFafire_v10n01_a04.pdf
FAFIRE
DPE
apcorreia.svp@gmail.com
ifialho@uevora.pt
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FAFIRE
publisher.none.fl_str_mv Revista FAFIRE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136622013317120