Ciências da Educação e investigação: o pesadelo que é o presente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11533 |
Resumo: | No momento em que as Ciências da Educação têm sido questionadas nos mais diversos fóruns, principalmente nos que se referem a espaços liberais e conservadores, produtores de perspectivas pragmáticas no modo de encarar a educação, o presente torna-se num pesadelo , cuja origem está fora do campo, pois outros modelos são impostos à educação e investigação, embora seja imperativo olhar criticamente para o interior das Ciências da Educação. Para isso, e enunciando os pontos principais deste texto, torna-se necessário i) analisar o financiamento da investigação no quadro das políticas internacionais de inovação e pesquisa, ii) discutir critérios de avaliação da investigação, iii) reflectir sobre procedimentos e resultados da avaliação externa das Unidades I&D e, por último, iv) encontrar possíveis causas para o pesadelo que é o presente quando se fala em Ciências da Educação e investigação. Argumenta-se que o rumo da investigação em educação, tal como tem sido avaliada e financiada, pode ser perspectivada pelo regresso a padrões já definidos nas últimas décadas. Trata-se da afirmação de uma investigação produtivista, isto é, um processo que se faz mediante a aplicação de um modelo aparentemente técnico em termos de avaliação, valorizando essencialmente indicadores quantitativos. Por último, aborda-se a investigação em educação, recorrendo a autores portugueses que mais têm identificado possíveis fragilidades. |
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No momento em que as Ciências da Educação têm sido questionadas nos mais diversos fóruns, principalmente nos que se referem a espaços liberais e conservadores, produtores de perspectivas pragmáticas no modo de encarar a educação, o presente torna-se num pesadelo , cuja origem está fora do campo, pois outros modelos são impostos à educação e investigação, embora seja imperativo olhar criticamente para o interior das Ciências da Educação. Para isso, e enunciando os pontos principais deste texto, torna-se necessário i) analisar o financiamento da investigação no quadro das políticas internacionais de inovação e pesquisa, ii) discutir critérios de avaliação da investigação, iii) reflectir sobre procedimentos e resultados da avaliação externa das Unidades I&D e, por último, iv) encontrar possíveis causas para o pesadelo que é o presente quando se fala em Ciências da Educação e investigação. Argumenta-se que o rumo da investigação em educação, tal como tem sido avaliada e financiada, pode ser perspectivada pelo regresso a padrões já definidos nas últimas décadas. Trata-se da afirmação de uma investigação produtivista, isto é, um processo que se faz mediante a aplicação de um modelo aparentemente técnico em termos de avaliação, valorizando essencialmente indicadores quantitativos. Por último, aborda-se a investigação em educação, recorrendo a autores portugueses que mais têm identificado possíveis fragilidades. |
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