Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Bernardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12110
Resumo: A Pandemia da Covid19 trouxe uma mudança de paradigma na entrega de serviços de saúde, nomeadamente, consultas em telemedicina. As restrições aplicadas e o medo de contágio levaram a um aumento do número de teleconsultas/ vídeo-consultas, realizadas em 2020 face a 2019 tendo esse número sido maior em 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). Esta alteração de paradigma suscitou o interesse de uma empresa portuguesa de e-health, que dispõe de serviços de monitorização à distância de pessoas doentes, vulneráveis, ou que vivam sozinhas. Pretendem agora aproveitar esta oportunidade para potenciar a sua oferta, complementando-a com serviços adicionais de telemedicina, nomeadamente teleconsultas/ vídeo-consultas. Decorrente de um projeto de âmbito profissional surgiu a necessidade de realização de um levantamento prévio junto de profissionais de saúde e e-patients para compreender melhor as perceções destes em relação às teleconsultas/ vídeo-consultas. Nos casos dos que já recorreram a este tipo de serviço, recorrendo à métrica Net Promoter Score (Reichheld, 2003) foi pedido para avaliarem o serviço. Após a análise dos dados recolhidos foi realizado um exercício de reflexão estratégica, nomeadamente uma análise SWOT da empresa e desenho do modelo de negócio atual. Foi dada uma definição do modelo de negócio a adotar recorrendo à metodologia do Business Model Canvas, (Osterwalder & Pigneur, 2009, 2020) e realização do Mapa de Utilidade do Comprador (Kim & Mauborgne, 2018) para a implementação das teleconsultas/ vídeo-consultas e consequente avaliação de serviço.
id RCAP_93c5f49f4a5f66304b96c278e74d584f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúdeApplied project to the development and evaluation of teleconsultation/ video consultation in a digital health start-upE-healthE-patientsSaúdeInovaçãoTelemedicinaEstratégiaInnovationTelemedicineStrategyODS::03:Saúde de QualidadeODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA Pandemia da Covid19 trouxe uma mudança de paradigma na entrega de serviços de saúde, nomeadamente, consultas em telemedicina. As restrições aplicadas e o medo de contágio levaram a um aumento do número de teleconsultas/ vídeo-consultas, realizadas em 2020 face a 2019 tendo esse número sido maior em 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). Esta alteração de paradigma suscitou o interesse de uma empresa portuguesa de e-health, que dispõe de serviços de monitorização à distância de pessoas doentes, vulneráveis, ou que vivam sozinhas. Pretendem agora aproveitar esta oportunidade para potenciar a sua oferta, complementando-a com serviços adicionais de telemedicina, nomeadamente teleconsultas/ vídeo-consultas. Decorrente de um projeto de âmbito profissional surgiu a necessidade de realização de um levantamento prévio junto de profissionais de saúde e e-patients para compreender melhor as perceções destes em relação às teleconsultas/ vídeo-consultas. Nos casos dos que já recorreram a este tipo de serviço, recorrendo à métrica Net Promoter Score (Reichheld, 2003) foi pedido para avaliarem o serviço. Após a análise dos dados recolhidos foi realizado um exercício de reflexão estratégica, nomeadamente uma análise SWOT da empresa e desenho do modelo de negócio atual. Foi dada uma definição do modelo de negócio a adotar recorrendo à metodologia do Business Model Canvas, (Osterwalder & Pigneur, 2009, 2020) e realização do Mapa de Utilidade do Comprador (Kim & Mauborgne, 2018) para a implementação das teleconsultas/ vídeo-consultas e consequente avaliação de serviço.The Covid19 Pandemic has brought a paradigm shift in the delivery of health services, namely telemedicine consultations. The restrictions applied and the fear of infection led to an increase in the number of teleconsultations/ video consultations, carried out in 2020 compared to 2019, with this number having been higher in 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). This paradigm shift rose the interest of a Portuguese e-health company, which sells remote monitoring services for people who are sick, vulnerable or who live alone. They now intend to take seize this opportunity to complement their offer, with additional telemedicine services, namely teleconsultations/ video consultations. As a result of a professional project, there was the need to carry out a preliminary survey to health professionals and e-patients to better understand their perceptions in relation to teleconsultations/ video consultations and, in the cases of those who have already resorted to this type of service, using the Net Promoter Score (Reichheld, 2003) metric, they were asked to rate it. After analysing the collected data, a strategic reflection exercise was carried out, namely a SWOT analysis of the company and design of the current business model. It was given a definition of the business model to be adopted using the Business Model Canvas methodology (Osterwalder & Pigneur, 2009) and the design of the Buyer’s Utility Map (Kim & Mauborgne, 2018), for the implementation of teleconsultations/ video consultations and consequent service evaluation.Porfírio, JoséRepositório AbertoFigueiredo, Bernardo2022-08-02T13:47:01Z2022-07-042022-08-022022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12110TID:203054180porFigueiredo, Bernardo - Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2022. 99 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:42Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:29.766927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
Applied project to the development and evaluation of teleconsultation/ video consultation in a digital health start-up
title Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
spellingShingle Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
Figueiredo, Bernardo
E-health
E-patients
Saúde
Inovação
Telemedicina
Estratégia
Innovation
Telemedicine
Strategy
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
title_full Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
title_fullStr Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
title_full_unstemmed Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
title_sort Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde
author Figueiredo, Bernardo
author_facet Figueiredo, Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porfírio, José
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv E-health
E-patients
Saúde
Inovação
Telemedicina
Estratégia
Innovation
Telemedicine
Strategy
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic E-health
E-patients
Saúde
Inovação
Telemedicina
Estratégia
Innovation
Telemedicine
Strategy
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A Pandemia da Covid19 trouxe uma mudança de paradigma na entrega de serviços de saúde, nomeadamente, consultas em telemedicina. As restrições aplicadas e o medo de contágio levaram a um aumento do número de teleconsultas/ vídeo-consultas, realizadas em 2020 face a 2019 tendo esse número sido maior em 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). Esta alteração de paradigma suscitou o interesse de uma empresa portuguesa de e-health, que dispõe de serviços de monitorização à distância de pessoas doentes, vulneráveis, ou que vivam sozinhas. Pretendem agora aproveitar esta oportunidade para potenciar a sua oferta, complementando-a com serviços adicionais de telemedicina, nomeadamente teleconsultas/ vídeo-consultas. Decorrente de um projeto de âmbito profissional surgiu a necessidade de realização de um levantamento prévio junto de profissionais de saúde e e-patients para compreender melhor as perceções destes em relação às teleconsultas/ vídeo-consultas. Nos casos dos que já recorreram a este tipo de serviço, recorrendo à métrica Net Promoter Score (Reichheld, 2003) foi pedido para avaliarem o serviço. Após a análise dos dados recolhidos foi realizado um exercício de reflexão estratégica, nomeadamente uma análise SWOT da empresa e desenho do modelo de negócio atual. Foi dada uma definição do modelo de negócio a adotar recorrendo à metodologia do Business Model Canvas, (Osterwalder & Pigneur, 2009, 2020) e realização do Mapa de Utilidade do Comprador (Kim & Mauborgne, 2018) para a implementação das teleconsultas/ vídeo-consultas e consequente avaliação de serviço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02T13:47:01Z
2022-07-04
2022-08-02
2022-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12110
TID:203054180
url http://hdl.handle.net/10400.2/12110
identifier_str_mv TID:203054180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, Bernardo - Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúde [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2022. 99 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135105330970624