Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cármen Campos Ramos da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2821
Resumo: Música: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo é a temática da nossa dissertação. Através de uma investigação fundamentada, quer ao nível do enquadramento conceptual, quer ao nível da metodologia de trabalho, pretendemos dar a conhecer a especificidade do autismo, as dificuldades que esta perturbação causa. De igual modo, pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são actuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias. Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser «normal», colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interacção social. A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade.
id RCAP_93d109b58308626ba1b6350da5996c3a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAUTISMOEDUCAÇÃO ESPECIALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORTERAPIA MUSICALEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAUTISMMUSIC THERAPYMúsica: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo é a temática da nossa dissertação. Através de uma investigação fundamentada, quer ao nível do enquadramento conceptual, quer ao nível da metodologia de trabalho, pretendemos dar a conhecer a especificidade do autismo, as dificuldades que esta perturbação causa. De igual modo, pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são actuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias. Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser «normal», colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interacção social. A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade.Music: an aid in the development and learning of children with autism spectrum disorder is the theme of our dissertation. Through a based research, both in terms of conceptual framework and in terms of methodology of work, we intend to disclose the specific nature of autism, the difficulties caused by this disorder. We also intend to emphasize the importance of music in the process of teaching and learning of children with autism and their therapeutic benefits. The approached contents are current and relevant to the quality of today’s learning process. Since ancient times, the society rose in line with what appears to be 'normal', putting aside all that does not approach this concept. Children with autism have difficulties in terms of development, especially in communication and social interaction. The music is present in everyone's life, arousing emotions and feelings. Sounds are responsible for developing auditory acuity, creativity, decreasing stiffness, leading to the spontaneity of thought; monitoring through gestures and movements develop motor skills, attention and communication, singing and imitating sounds develop the relationships with their surroundings. Thus, the music contributes to the discovery of a happy world, facilitating intellectual enrichment, self-confidence and, at the same time, providing an emotional balance that enables the integration of children with autism in their community.2012-08-30T08:49:30Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2821porSilva, Cármen Campos Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:51.463855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
title Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
Silva, Cármen Campos Ramos da
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
TERAPIA MUSICAL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
MUSIC THERAPY
title_short Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
title_full Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
title_sort Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
author Silva, Cármen Campos Ramos da
author_facet Silva, Cármen Campos Ramos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cármen Campos Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
TERAPIA MUSICAL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
MUSIC THERAPY
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
TERAPIA MUSICAL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
MUSIC THERAPY
description Música: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo é a temática da nossa dissertação. Através de uma investigação fundamentada, quer ao nível do enquadramento conceptual, quer ao nível da metodologia de trabalho, pretendemos dar a conhecer a especificidade do autismo, as dificuldades que esta perturbação causa. De igual modo, pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são actuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias. Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser «normal», colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interacção social. A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30T08:49:30Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2821
url http://hdl.handle.net/10437/2821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225456115712