Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2821 |
Resumo: | Música: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo é a temática da nossa dissertação. Através de uma investigação fundamentada, quer ao nível do enquadramento conceptual, quer ao nível da metodologia de trabalho, pretendemos dar a conhecer a especificidade do autismo, as dificuldades que esta perturbação causa. De igual modo, pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são actuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias. Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser «normal», colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interacção social. A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade. |
id |
RCAP_93d109b58308626ba1b6350da5996c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2821 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAUTISMOEDUCAÇÃO ESPECIALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORTERAPIA MUSICALEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAUTISMMUSIC THERAPYMúsica: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo é a temática da nossa dissertação. Através de uma investigação fundamentada, quer ao nível do enquadramento conceptual, quer ao nível da metodologia de trabalho, pretendemos dar a conhecer a especificidade do autismo, as dificuldades que esta perturbação causa. De igual modo, pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são actuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias. Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser «normal», colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interacção social. A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade.Music: an aid in the development and learning of children with autism spectrum disorder is the theme of our dissertation. Through a based research, both in terms of conceptual framework and in terms of methodology of work, we intend to disclose the specific nature of autism, the difficulties caused by this disorder. We also intend to emphasize the importance of music in the process of teaching and learning of children with autism and their therapeutic benefits. The approached contents are current and relevant to the quality of today’s learning process. Since ancient times, the society rose in line with what appears to be 'normal', putting aside all that does not approach this concept. Children with autism have difficulties in terms of development, especially in communication and social interaction. The music is present in everyone's life, arousing emotions and feelings. Sounds are responsible for developing auditory acuity, creativity, decreasing stiffness, leading to the spontaneity of thought; monitoring through gestures and movements develop motor skills, attention and communication, singing and imitating sounds develop the relationships with their surroundings. Thus, the music contributes to the discovery of a happy world, facilitating intellectual enrichment, self-confidence and, at the same time, providing an emotional balance that enables the integration of children with autism in their community.2012-08-30T08:49:30Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2821porSilva, Cármen Campos Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:51.463855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
title |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
spellingShingle |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo Silva, Cármen Campos Ramos da EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO EDUCAÇÃO ESPECIAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR TERAPIA MUSICAL EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM MUSIC THERAPY |
title_short |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
title_full |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
title_fullStr |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
title_sort |
Música : um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo |
author |
Silva, Cármen Campos Ramos da |
author_facet |
Silva, Cármen Campos Ramos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cármen Campos Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO EDUCAÇÃO ESPECIAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR TERAPIA MUSICAL EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM MUSIC THERAPY |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO EDUCAÇÃO ESPECIAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR TERAPIA MUSICAL EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM MUSIC THERAPY |
description |
Música: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com a perturbação do espectro do autismo é a temática da nossa dissertação. Através de uma investigação fundamentada, quer ao nível do enquadramento conceptual, quer ao nível da metodologia de trabalho, pretendemos dar a conhecer a especificidade do autismo, as dificuldades que esta perturbação causa. De igual modo, pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são actuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias. Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser «normal», colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interacção social. A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30T08:49:30Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2821 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131225456115712 |