Definição da estratégia : modelo playing to win

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Francisco Couceiro da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43587
Resumo: A estratégia é uma componente imprescindível para o desempenho e sobrevivência das organizações, num mundo cada vez mais competitivo. A sua definição fornece orientações às empresas, estabelecendo objetivos e metas que guiam todas as suas atividades. Martin e Lafley (2013), apresentaram o modelo “Playing To Win”, com a intenção de simplificar o conceito de estratégia e oferecer uma estrutura sólida para a sua formulação. Este modelo é altamente valorizado pela sua simplicidade e capacidade de ajudar as empresas a traduzirem a sua visão em escolhas estratégicas. Em virtude da passagem do tempo e consequente oportunidade para o desenvolvimento de novas perspetivas, considerou-se relevante compreender se o modelo “Playing To Win” continua atualizado, respondendo à seguinte questão de investigação: “Será possível melhorar o modelo Playing To Win uma década depois do seu lançamento?". Para tal, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa, recorrendo ao caso de estudo da DHL, entrevistas com especialistas na área do controlo de gestão e a um focus group com consultores, como técnicas de recolha de dados. A análise dos dados permitiu identificar algumas oportunidades de melhoria ao modelo e novos entendimentos relativamente aos conceitos que o compõem. Os resultados obtidos permitem fornecer insights valiosos para gestores, consultores e académicos interessados na área da estratégia. Espera-se que este estudo contribua também para o aprimoramento contínuo do processo de definição da estratégia nas organizações através do fornecimento de uma conceptualização alternativa e ajustada do modelo Playing To Win.
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