Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7066 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Socias, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_93e843b041f9134dd09a0607a20a4ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7066 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiaisPsicologia educacionalResiliênciaSuporte socialFamíliasCriançasAlunos com necessidades educativas especiaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Socias, Universidade do Algarve, 2014A família representa um contexto fundamental e privilegiado que contribui significativamente para o desenvolvimento harmonioso da criança. No entanto, perante uma situação de adversidade ou risco, como é o caso do nascimento de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), é necessário que a família seja suficientemente flexível para se adaptar às novas circunstâncias, sendo necessárias características como a resiliência e a existência de um suporte social que permita dar resposta às suas necessidades e ultrapassar as adversidades. A presente investigação consiste num estudo descritivo-correlacional, que objetiva analisar a resiliência e o suporte social de pais de crianças com NEE. Integra uma amostra de 33 pais (N=33), os quais responderam a um questionário sociodemográfico e dois instrumentos: a Escala de Apoio Social e o Inventário MSCR (Measuring State and Child Resilience). Os inquiridos da presente investigação, revelaram indicadores de um ajustamento positivo, contribuindo para tal, quer as suas características de resiliência, quer o facto de apresentarem uma boa perceção de suporte social. Os resultados sugerem boas capacidades dos pais para lidar com a situação de adversidade que a presença de uma criança com NEE representa, isto é, de resiliência. Revelam, ainda, uma perceção média relativamente ao apoio prestado, sendo que o cônjuge surge enquanto uma importante fonte de suporte social, na medida é considerado o elemento que presta maior nível de suporte. Os resultados obtidos parecem evidenciar o potencial inerente ao sistema familiar destes pais para ultrapassar positivamente os desafios, recuperar e crescer perante a adversidade.Martins, Maria HelenaSapientiaFranco, Andreia Sofia da Costa2015-11-18T14:25:27Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7066TID:201729326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:13Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:35.572567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
title |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais Franco, Andreia Sofia da Costa Psicologia educacional Resiliência Suporte social Famílias Crianças Alunos com necessidades educativas especiais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
title_full |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
title_sort |
Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais |
author |
Franco, Andreia Sofia da Costa |
author_facet |
Franco, Andreia Sofia da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria Helena Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Andreia Sofia da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Resiliência Suporte social Famílias Crianças Alunos com necessidades educativas especiais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Psicologia educacional Resiliência Suporte social Famílias Crianças Alunos com necessidades educativas especiais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Socias, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-11-18T14:25:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7066 TID:201729326 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7066 |
identifier_str_mv |
TID:201729326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133218737225728 |