Associação entre a morfologia, competência motora, idade decimal, maturidade, força de preensão manual e aptidão física, na população infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44815 |
Resumo: | Este relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do curso de mestrado em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) –Campus Universitário de Almada e tem como objetivo descrever a minha atuação enquanto estagiário, no ano letivo 2021/2022. Ao longo do documento procedo ao relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente, definido pelo Decreto de Lei nº240 (2001) e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, nas seguintes quatro áreas de formação: Dimensão profissional, social e ética; Dimensão do desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade e, Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última dimensão, enquadra-se o artigo que resulta de uma investigação realizada durante este ano de PES, em que se estudou a possível associação entre a morfologia, a competência motora (CM), a idade decimal (ID), a maturidade (Mat), a força de preensão manual (PM) e a aptidão física (ApF). Foram avaliadas 145 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (13,1 ± 1,4), do Agrupamento de Escolas de Laranjeiras. |
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Associação entre a morfologia, competência motora, idade decimal, maturidade, força de preensão manual e aptidão física, na população infantilMorfologiaCompetência motoraMaturidadeIdade decimalForça de preensão manual e aptidão físicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do curso de mestrado em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) –Campus Universitário de Almada e tem como objetivo descrever a minha atuação enquanto estagiário, no ano letivo 2021/2022. Ao longo do documento procedo ao relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente, definido pelo Decreto de Lei nº240 (2001) e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, nas seguintes quatro áreas de formação: Dimensão profissional, social e ética; Dimensão do desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade e, Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última dimensão, enquadra-se o artigo que resulta de uma investigação realizada durante este ano de PES, em que se estudou a possível associação entre a morfologia, a competência motora (CM), a idade decimal (ID), a maturidade (Mat), a força de preensão manual (PM) e a aptidão física (ApF). Foram avaliadas 145 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (13,1 ± 1,4), do Agrupamento de Escolas de Laranjeiras.Barrigas, CarlosRepositório ComumFurão, Diogo2023-05-17T17:51:24Z2023-01-232023-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44815TID:203294190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.520412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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