Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Gonçalo Bacharel Ivens Ferraz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11883
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais
id RCAP_93f819c2c2cc7ab9e529045dbd2c87b6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagensEmbalagens verdesResíduos de embalagensReciclagemTeoria do comportamento planeadoComportamento pro-ambientalDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas AmbientaisDevido ao excessivo consumo e produção de resíduos de embalagens e consequentes impactes ambientais, a União Europeia publicou em 1994 a Diretiva Embalagens (Diretiva 94/62/EC, alterada pela Diretiva 2004/12/CE), com a qual pretendeu harmonizar as medidas nacionais de prevenção da produção, da reutilização, da reciclagem e valorização de resíduos de embalagens, estabelecendo objetivos e metas para a reciclagem e valorização. Para atingir os objetivos da referida Diretiva, transposta pelo Decreto-Lei nº 366-A/97, de 20 de Dezembro, foi criado em 1996 o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE) gerido pela Sociedade Ponto Verde (SPV). Embora Portugal tenha atingido os objetivos globais de reciclagem e valorização, estabelecidos para 2005 e 2011, há ainda espaço para melhora, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento e consumo de embalagens mais sustentáveis. O principal objetivo deste trabalho consistiu em identificar quais os fatores que determinam os comportamentos pro-ambientais relativos: (1) à compra de produtos com embalagens mais sustentáveis e (2) à reciclagem de embalagens usadas. Tendo por base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1985), construiu-se um questionário online com o qual se pretendeu testar as hipóteses colocadas sobre as principais determinantes destes comportamentos e avaliar as diferenças entre dois grupos de consumidores - os DIEV (Dão Importância às Embalagens Verdes) e os NDIEV (Não dão Importância às Embalagens Verdes). Com base nas respostas dadas por 215 inquiridos, conclui-se que o grupo DIEV é influenciado parcialmente pelos seguintes fatores sociais a realizar comportamentos pro-ambiental relativos a embalagens verdes e reciclagem: Perceção social e Controlo Comportamental Percebido; O grupo DIEV é totalmente influenciado pela Consciência ambiental. A qualidade do produto é a característica mais importante num produto.Sociedade Ponto Verde - Projeto “PoVeRE – Política Verde para os Resíduos de Embalagens”Faculdade de Ciências e TecnologiaRUNPortela, Gonçalo Bacharel Ivens Ferraz2014-04-03T10:46:27Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:36Zoai:run.unl.pt:10362/11883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:36.311710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
title Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
spellingShingle Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
Portela, Gonçalo Bacharel Ivens Ferraz
Embalagens verdes
Resíduos de embalagens
Reciclagem
Teoria do comportamento planeado
Comportamento pro-ambiental
title_short Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
title_full Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
title_fullStr Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
title_full_unstemmed Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
title_sort Fatores sociais que influenciam as opções dos consumidores face às embalagens e resíduos de embalagens
author Portela, Gonçalo Bacharel Ivens Ferraz
author_facet Portela, Gonçalo Bacharel Ivens Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Gonçalo Bacharel Ivens Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagens verdes
Resíduos de embalagens
Reciclagem
Teoria do comportamento planeado
Comportamento pro-ambiental
topic Embalagens verdes
Resíduos de embalagens
Reciclagem
Teoria do comportamento planeado
Comportamento pro-ambiental
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-03T10:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11883
url http://hdl.handle.net/10362/11883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137847053123584