"Se bem me quer João, suas obras o dirão": Aproximações ao conceito de Obras de Majestade de D. João V

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, André Filipe Carvalho Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/27773
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo a definição de um conceito: obras de majestade. Referenciado, porém sem definição teórica, tentamos no presente trabalho analisar alguns casos que permitam aferir o que compõe uma obra de majestade. Circunscrevendo-nos à cronologia do que pode ser lido como Barroco joanino, compreendendo o reinado de D. João V (1707-1750), inquirimos obras de diferentes tipologias, tentando identificar atributos que permitam estabelecer um conceito útil para a leitura deste tempo. Num percurso das Palavras aos Autores, da Casa à Rua, encontramos, como casos de estudo: o Vocabulário Portuguez e Latino (1712-1728) de Raphael Bluteau (1638-1734); a História Genealógica da Casa Real Portuguesa (1735-1748) de D. António Caetano de Sousa (1674-1759); e a Bibliotheca Lusitana (1741-1758) de Diogo Barbosa Machado (1682-1772). Paralela a essa preocupação com a produção académica, deparamo-nos com os restantes casos no espaço da cidade: o Aqueduto das Águas Livres (iniciado em 1713) e a Festa do Corpo de Deus (na reforma de 1719) constituem dois outros pontos de análise. Por último, abordamos o Palácio-Convento de Mafra (começado a construir em 1717), construção-síntese do conceito que aqui propomos.
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spelling "Se bem me quer João, suas obras o dirão": Aproximações ao conceito de Obras de Majestade de D. João VSe bem me quer João, suas obras o dirãoObras de MajestadeBibliotheca LusitanaVocabulário Português e LatinoHistória Genealógica da Casa Real PortuguesaAqueduto das Águas LivresCorpus ChristiPalácio-Convento de MafraÁguas Livres’ AqueductCorpus ChristiPalace-Convent of MafraWorks of MajestyDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA presente dissertação tem como objectivo a definição de um conceito: obras de majestade. Referenciado, porém sem definição teórica, tentamos no presente trabalho analisar alguns casos que permitam aferir o que compõe uma obra de majestade. Circunscrevendo-nos à cronologia do que pode ser lido como Barroco joanino, compreendendo o reinado de D. João V (1707-1750), inquirimos obras de diferentes tipologias, tentando identificar atributos que permitam estabelecer um conceito útil para a leitura deste tempo. Num percurso das Palavras aos Autores, da Casa à Rua, encontramos, como casos de estudo: o Vocabulário Portuguez e Latino (1712-1728) de Raphael Bluteau (1638-1734); a História Genealógica da Casa Real Portuguesa (1735-1748) de D. António Caetano de Sousa (1674-1759); e a Bibliotheca Lusitana (1741-1758) de Diogo Barbosa Machado (1682-1772). Paralela a essa preocupação com a produção académica, deparamo-nos com os restantes casos no espaço da cidade: o Aqueduto das Águas Livres (iniciado em 1713) e a Festa do Corpo de Deus (na reforma de 1719) constituem dois outros pontos de análise. Por último, abordamos o Palácio-Convento de Mafra (começado a construir em 1717), construção-síntese do conceito que aqui propomos.The core of this masters’ dissertation is the definition of a concept: works of majesty [obras de majestade]. Although mentioned in some historiography but with no theoretical definition, we aim to analyse some cases that might help to establish what is obra de majestade. Our chronological framework comprehends what might be called as Barroco joanino, corresponding to João V’s reign (1707-1750). On a path that we trace from Words to Authors, from House to Street we use the following case studies: the Vocabulário Portuguez e Latino (1712-1728) written by Raphael Bluteau (1638-1734); the História Genealógica da Casa Real Portuguesa (1735-1748) composed by D. António Caetano de Sousa (1674-1759); and the Bibliotheca Lusitana (1741-1758) work of Diogo Barbosa Machado (1682-1772). Side by side with the importance of the academic world we find other cases on the city’s landscape: the Águas Livres’ Aqueduct (started in 1713) and the The Feast of Corpus Christi (and its reformation in 1719). Lastly we consider the Palace-Convent of Mafra (started in 1717), work that somehow sintetises the concept we have worked on.Senos, NunoGouveia, António CamõesRUNNeto, André Filipe Carvalho Gomes2018-01-09T11:06:06Z2017-11-302017-07-272017-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/27773TID:201777142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:14:42Zoai:run.unl.pt:10362/27773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:45.271258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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