Relatório de estágio: um caminho para recomeçar…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Manuela Dorotea Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36930
Resumo: Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, o qual objectiva e relata o percurso reflexivo de aprendizagem realizado no estágio, baseado no percurso típico do doente crítico – no serviço de urgência, na unidade de cuidados intensivos e na unidade de cuidados intermédios e responde, deste modo, a uma exigência pedagógica. A metodologia adoptada para a sua realização é descritiva, estando patente as vivências experienciadas no decorrer dos estágios, bem como o produto da pesquisa científica efectuada. Como fio condutor em todos estes contextos assistenciais ressalta o direito da pessoa à privacidade e à dimensão da espiritualidade, questão quase sempre relevada para segundo plano de intervenção. Nele consta uma introdução, seguindo-se a contextualização dos módulos de estágio referidos com a descrição das atividades e competências adquiridas/desenvolvidas na prestação de cuidados ao doente, e a conclusão, baseada numa atitude de constante reflexão e fundamentada numa análise de informação recolhida ativamente, com recurso a uma vasta revisão bibliográfica. Todo o estágio permitiu a prestação de cuidados ao doente adulto em situação de urgência/emergência/crítico e proporcionou experiências únicas e essenciais para o desenvolvimento de competências humanas, científicas, técnicas, relacionais e éticas. Outro contributo foi a possibilidade de apresentar formação em serviço, nomeadamente sobre “Comunicação e Privacidade” e “Espiritualidade e Saúde” sempre subjacente uma prática profissional de qualidade. Este é o resultado de um longo caminho, em que foi possível uma demonstração evolutiva na capacidade de tomada de decisão, nunca descurando o código ético-deontológico, nem a melhoria contínua da qualidade do exercício profissional. A Enfermagem procura no conhecimento científico um Cuidar de excelência que consubstanciem as boas práticas, porque atingir a excelência dos cuidados de enfermagem será um caminho árduo, contudo será sempre um caminho construído mas nunca finalizado. Será sempre um caminho para recomeçar…
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Nele consta uma introdução, seguindo-se a contextualização dos módulos de estágio referidos com a descrição das atividades e competências adquiridas/desenvolvidas na prestação de cuidados ao doente, e a conclusão, baseada numa atitude de constante reflexão e fundamentada numa análise de informação recolhida ativamente, com recurso a uma vasta revisão bibliográfica. Todo o estágio permitiu a prestação de cuidados ao doente adulto em situação de urgência/emergência/crítico e proporcionou experiências únicas e essenciais para o desenvolvimento de competências humanas, científicas, técnicas, relacionais e éticas. Outro contributo foi a possibilidade de apresentar formação em serviço, nomeadamente sobre “Comunicação e Privacidade” e “Espiritualidade e Saúde” sempre subjacente uma prática profissional de qualidade. Este é o resultado de um longo caminho, em que foi possível uma demonstração evolutiva na capacidade de tomada de decisão, nunca descurando o código ético-deontológico, nem a melhoria contínua da qualidade do exercício profissional. A Enfermagem procura no conhecimento científico um Cuidar de excelência que consubstanciem as boas práticas, porque atingir a excelência dos cuidados de enfermagem será um caminho árduo, contudo será sempre um caminho construído mas nunca finalizado. Será sempre um caminho para recomeçar…This report comes as part of the course of the Post-Graduate in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing at the Institute of Health Sciences, which reports the objective and reflective journey of learning performed on stage, The entire sequence reported was based on the typical route in critically ill patients conducted at emergency department, intensive and intermediate care unit, and responds thus a requirement teaching. The methodology adopted for its implementation is descriptive, with the experiences experienced patent over the stage, and the product of scientific research carried out. How common thread in all these contexts assistance emphasizes a person's right to privacy and the dimension of spirituality, concerned mostly in relief for the second intervention plan. It indicates an introduction, followed by contextualization of training modules referred to the description of activities and skills acquired/developed in providing patient care, and the conclusion, based on an attitude of constant reflection and based on an analysis of information collected actively, using a broad literature review. Any stage allowed the provision of care to the adult patient in urgency/emergency/critical and provided unique experiences and essential for the development of human, scientifics, technical, relational and ethical skills. Another contribution was the opportunity to submit in-service training, including on "Privacy and Communication" and "Spirituality and Health" always an underlying quality of professional practice. This is the result of a long way, it was possible a demonstration evolutionary capacity in decision-making, never forgetting the ethical code of conduct, nor the continuous improvement of the quality of professional practice. Nursing demand in caring for one scientific excellence embodying best practices, because achieving excellence in nursing care will be a hard road, but will always be a way built but never finished. It will always be a way to start ...Rocha, Maria Lúcia daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMota, Manuela Dorotea Rodrigues2022-03-08T14:58:05Z2014-02-252013-042014-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36930TID:201495058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-24T01:34:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:01.828383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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