Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Rui Nuno da Silva Pinheiro Pratas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8633
Resumo: Este projeto foi desenvolvido numa multinacional farmacêutica, a GlaxoSmithkline (GSK), uma das Companhias de referência no mercado farmacêutico. A GSK tem uma forte e sólida estrutura comercial que está organizada por duas unidades de negócio, a Business Unit Hospitalar e Business Unit Trade. Trata-se de uma empresa que, tal como outras do mesmo setor, tem sofrido o impacto de toda a conjuntura atual e, em concreto, as inúmeras alterações específicas do setor em questão. A GSK tem na sua estrutura um Key Account Manager (KAManager). Desta forma, a abordagem aos stakeholders hospitalares [Médicos, Comissões de Farmácia Terapêutica (CFT), Serviços de Aprovisionamento], resultam em relacionamentos circunstanciais, sem existir um acompanhamento regular e estratégico a estes clientes. Assim, foi elaborado um diagnóstico situacional à envolvente externa e interna da GSK com o intuito de analisar em detalhe a sua estrutura e forma de atuação presente para, a partir daí, ser possível propor uma solução de uma melhor e mais correta adaptação da organização comercial às necessidades atuais que o mercado revela. Desta forma, tornou-se possível produzir uma solução de reorganização comercial baseada num programa Key Account Management (KAM), que permitirá identificar os clientes com capacidades para assegurar o futuro da GSK e delinear estratégias de relacionamento com os mesmos.
id RCAP_94061acd29ca5e8af35da3f60b9d9e1a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account managementReorganização da força de vendasKey account managementKey account managerKey accountSales force reorganizationEste projeto foi desenvolvido numa multinacional farmacêutica, a GlaxoSmithkline (GSK), uma das Companhias de referência no mercado farmacêutico. A GSK tem uma forte e sólida estrutura comercial que está organizada por duas unidades de negócio, a Business Unit Hospitalar e Business Unit Trade. Trata-se de uma empresa que, tal como outras do mesmo setor, tem sofrido o impacto de toda a conjuntura atual e, em concreto, as inúmeras alterações específicas do setor em questão. A GSK tem na sua estrutura um Key Account Manager (KAManager). Desta forma, a abordagem aos stakeholders hospitalares [Médicos, Comissões de Farmácia Terapêutica (CFT), Serviços de Aprovisionamento], resultam em relacionamentos circunstanciais, sem existir um acompanhamento regular e estratégico a estes clientes. Assim, foi elaborado um diagnóstico situacional à envolvente externa e interna da GSK com o intuito de analisar em detalhe a sua estrutura e forma de atuação presente para, a partir daí, ser possível propor uma solução de uma melhor e mais correta adaptação da organização comercial às necessidades atuais que o mercado revela. Desta forma, tornou-se possível produzir uma solução de reorganização comercial baseada num programa Key Account Management (KAM), que permitirá identificar os clientes com capacidades para assegurar o futuro da GSK e delinear estratégias de relacionamento com os mesmos.This project was developed for a multinational pharmaceutical company, GlaxoSmithkline (GSK), one of the leading Companies in the pharmaceutical market. GSK has a strong and solid commercial structure that is organized by two business units, the Business Unit Hospital and the Business Unit Trade. This is a company that, like others of the same sector, has suffered the impact of the whole current situation and, in particular, the innumerous specific changes involving the sector in question. Incorporated in the GSK structure is the Key Account Manager. The relationship with the Hospital stakeholders (Medical Doctors, Pharmaceutical Drug Commissions, Procurement Services), is circumstantial without regular and strategic visit to these clients. Thus, a situational diagnosis was assessed focusing on GSK's external and internal issues in order to analyze in detail the structure and form of current performance, which would enable to propose a solution for a better and more correct adjustment of business organization to address the current needs that the market requires. In this way, it became possible to bring forth a solution for commercial reorganization based on a KAM program to identify customers with capabilities to ensure the future of GSK and outline strategies for dealing with them.2015-03-20T12:06:30Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8633TID:201059339porJorge, Rui Nuno da Silva Pinheiro Pratasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:42.367670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
title Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
spellingShingle Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
Jorge, Rui Nuno da Silva Pinheiro Pratas
Reorganização da força de vendas
Key account management
Key account manager
Key account
Sales force reorganization
title_short Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
title_full Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
title_fullStr Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
title_full_unstemmed Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
title_sort Glaxosmithkline: Reorganização empresarial baseada em key account management
author Jorge, Rui Nuno da Silva Pinheiro Pratas
author_facet Jorge, Rui Nuno da Silva Pinheiro Pratas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Rui Nuno da Silva Pinheiro Pratas
dc.subject.por.fl_str_mv Reorganização da força de vendas
Key account management
Key account manager
Key account
Sales force reorganization
topic Reorganização da força de vendas
Key account management
Key account manager
Key account
Sales force reorganization
description Este projeto foi desenvolvido numa multinacional farmacêutica, a GlaxoSmithkline (GSK), uma das Companhias de referência no mercado farmacêutico. A GSK tem uma forte e sólida estrutura comercial que está organizada por duas unidades de negócio, a Business Unit Hospitalar e Business Unit Trade. Trata-se de uma empresa que, tal como outras do mesmo setor, tem sofrido o impacto de toda a conjuntura atual e, em concreto, as inúmeras alterações específicas do setor em questão. A GSK tem na sua estrutura um Key Account Manager (KAManager). Desta forma, a abordagem aos stakeholders hospitalares [Médicos, Comissões de Farmácia Terapêutica (CFT), Serviços de Aprovisionamento], resultam em relacionamentos circunstanciais, sem existir um acompanhamento regular e estratégico a estes clientes. Assim, foi elaborado um diagnóstico situacional à envolvente externa e interna da GSK com o intuito de analisar em detalhe a sua estrutura e forma de atuação presente para, a partir daí, ser possível propor uma solução de uma melhor e mais correta adaptação da organização comercial às necessidades atuais que o mercado revela. Desta forma, tornou-se possível produzir uma solução de reorganização comercial baseada num programa Key Account Management (KAM), que permitirá identificar os clientes com capacidades para assegurar o futuro da GSK e delinear estratégias de relacionamento com os mesmos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2015-03-20T12:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8633
TID:201059339
url http://hdl.handle.net/10071/8633
identifier_str_mv TID:201059339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134682500038656