Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Célia Maria Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7773
Resumo: Partindo da ideia de que o futebol constitui um campo privilegiado de acesso ao estudo das diversas realidades sociais e que os significados culturais assumem diferentes sentidos à medida que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas. A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre fãs de futebol que tem em comum como canal de ligação, a Rede Social Facebook. A parte teórica explica a investigação em três principais patamares interligados: identidade e comunidades; cultura de fãs e Redes Sociais. Na metodologia utilizada para desenvolver o trabalho, privilegiamos a pesquisa por inquirição online, através de um questionário partilhado na Rede Social Facebook, questionário este que chegou a setenta e dois países distribuídos por seis continentes. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas e de várias perspetivas críticas, qual o significado de ser um fã de futebol através dum canal de mediação e de que forma as comunidades de fandom de futebol podem ser fundamentais pela chamada “economia de emoções”.
id RCAP_940a15dda5e1dd1f0c1051f1906b6f8a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digitalFãsFutebolIdentidadeGlobalizaçãoFacebookFansFootballIdentityGlobalizationPartindo da ideia de que o futebol constitui um campo privilegiado de acesso ao estudo das diversas realidades sociais e que os significados culturais assumem diferentes sentidos à medida que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas. A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre fãs de futebol que tem em comum como canal de ligação, a Rede Social Facebook. A parte teórica explica a investigação em três principais patamares interligados: identidade e comunidades; cultura de fãs e Redes Sociais. Na metodologia utilizada para desenvolver o trabalho, privilegiamos a pesquisa por inquirição online, através de um questionário partilhado na Rede Social Facebook, questionário este que chegou a setenta e dois países distribuídos por seis continentes. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas e de várias perspetivas críticas, qual o significado de ser um fã de futebol através dum canal de mediação e de que forma as comunidades de fandom de futebol podem ser fundamentais pela chamada “economia de emoções”.Based on the idea that football constitutes a privileged field access of study to the different social reality and the cultural signification take on different meanings as technology plays an increasingly larger space in people's lives. This thesis develops an investigation into football fans that have in common a channel connection, the Facebook Social Network. The theoretical framework explains the research in particular look in at three interrelated levels: cultural identities, communities, football fan culture and social networks. In the methodology used to develop the investigation, we focus on the search for online survey through a shared questionnaire in the social network Facebook. This survey has reached up to seventy-two countries on six continents. It is argued, based on the conclusions obtained from various critical perspectives, the meaning in being a football fan through a mediation channel and how fandom football communities can be fundamental by the "economy of emotions."2014-10-15T14:51:04Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7773TID:201012596porGouveia, Célia Maria Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:54.045185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
title Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
spellingShingle Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
Gouveia, Célia Maria Carvalho
Fãs
Futebol
Identidade
Globalização
Facebook
Fans
Football
Identity
Globalization
title_short Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
title_full Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
title_fullStr Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
title_full_unstemmed Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
title_sort Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
author Gouveia, Célia Maria Carvalho
author_facet Gouveia, Célia Maria Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Célia Maria Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Fãs
Futebol
Identidade
Globalização
Facebook
Fans
Football
Identity
Globalization
topic Fãs
Futebol
Identidade
Globalização
Facebook
Fans
Football
Identity
Globalization
description Partindo da ideia de que o futebol constitui um campo privilegiado de acesso ao estudo das diversas realidades sociais e que os significados culturais assumem diferentes sentidos à medida que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas. A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre fãs de futebol que tem em comum como canal de ligação, a Rede Social Facebook. A parte teórica explica a investigação em três principais patamares interligados: identidade e comunidades; cultura de fãs e Redes Sociais. Na metodologia utilizada para desenvolver o trabalho, privilegiamos a pesquisa por inquirição online, através de um questionário partilhado na Rede Social Facebook, questionário este que chegou a setenta e dois países distribuídos por seis continentes. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas e de várias perspetivas críticas, qual o significado de ser um fã de futebol através dum canal de mediação e de que forma as comunidades de fandom de futebol podem ser fundamentais pela chamada “economia de emoções”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-09
2014-10-15T14:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7773
TID:201012596
url http://hdl.handle.net/10071/7773
identifier_str_mv TID:201012596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134800803528704