Football fandom online: a globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7773 |
Resumo: | Partindo da ideia de que o futebol constitui um campo privilegiado de acesso ao estudo das diversas realidades sociais e que os significados culturais assumem diferentes sentidos à medida que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas. A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre fãs de futebol que tem em comum como canal de ligação, a Rede Social Facebook. A parte teórica explica a investigação em três principais patamares interligados: identidade e comunidades; cultura de fãs e Redes Sociais. Na metodologia utilizada para desenvolver o trabalho, privilegiamos a pesquisa por inquirição online, através de um questionário partilhado na Rede Social Facebook, questionário este que chegou a setenta e dois países distribuídos por seis continentes. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas e de várias perspetivas críticas, qual o significado de ser um fã de futebol através dum canal de mediação e de que forma as comunidades de fandom de futebol podem ser fundamentais pela chamada “economia de emoções”. |
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Partindo da ideia de que o futebol constitui um campo privilegiado de acesso ao estudo das diversas realidades sociais e que os significados culturais assumem diferentes sentidos à medida que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas. A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre fãs de futebol que tem em comum como canal de ligação, a Rede Social Facebook. A parte teórica explica a investigação em três principais patamares interligados: identidade e comunidades; cultura de fãs e Redes Sociais. Na metodologia utilizada para desenvolver o trabalho, privilegiamos a pesquisa por inquirição online, através de um questionário partilhado na Rede Social Facebook, questionário este que chegou a setenta e dois países distribuídos por seis continentes. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas e de várias perspetivas críticas, qual o significado de ser um fã de futebol através dum canal de mediação e de que forma as comunidades de fandom de futebol podem ser fundamentais pela chamada “economia de emoções”. |
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