Sistema de actuação hidráulica para plataforma de desmontagem e ensaio de bogies
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/3612 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
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Sistema de actuação hidráulica para plataforma de desmontagem e ensaio de bogiesDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaA Fertagus – Travessias do Tejo S.A. terá em breve a necessidade de efectuar a desmontagem e ensaio em 144 bogies num intervalo de tempo que não deverá exceder os dois anos. Esta revisão acontecerá quando as composições atingirem o 1.200.000 km percorridos. Será necessário portanto que as oficinas de manutenção da empresa estejam munidas de equipamento que lhes permita responder de forma eficiente à cadência de serviço a que estarão sujeitas. O que se pretende com estas intervenções é desmontar todos os componentes internos e externos dos bogies das carruagens para que estes possam ser analisados de forma a verificar se estão em condições de funcionamento ou se terão que ser substituídos por novos componentes. Actualmente, a intervenção de desmontagem, por ser um processo inteiramente manual, é lento e pouco seguro para os operários de manutenção. Como foi referido anteriormente, dado o fluxo de serviço a que brevemente as oficinas estarão sujeitas, existe a necessidade de melhorar o método utilizado e, portanto, a solução encontrada para resolver esse problema e permitir satisfazer as necessidades da empresa assenta numa estrutura com o formato de pórtico ao qual será aplicado um sistema de dois actuadores hidráulicos. Este equipamento terá que satisfazer vários requisitos funcionais, em particular, ser capaz de exercer 350 kN nos bogies das carruagens.FCT - UNLCoelho, AntónioRUNFontes, Marco António Azevedo2010-05-26T14:53:12Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:20Zoai:run.unl.pt:10362/3612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:24.000119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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