A leitura no contexto da educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leal, Eva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12602
Resumo: Este texto decorre do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica, concluído numa instituição de ensino superior portuguesa, e centra-se nas questões da literacia emergente em contexto de jardim-de-infância. Dada a relevância desta problemática, interrogámo-nos sobre a forma como os educadores de infância cooperantes e os estagiários conseguem (ou não), por meio de interações e práticas de leitura, aproximar as crianças do livro e da literatura infantil, promovendo a formação de leitores precoces. Sendo assim, seguimos a metodologia do estudo de caso para mostrarmos a realidade de três contextos de supervisão (A, B e C) no domínio da abordagem à leitura. Nas conclusões, é evidente que o par pedagógico C se destaca na promoção de um ambiente literácito quantitativa e qualitativamente rico de experiências significativas, refletindo um investimento sério e constante na promoção da leitura e da escrita.
id RCAP_9412d8b73abc48e8f9766449a1377b9a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura no contexto da educação pré-escolarLiteracia emergenteLeituraFormação de leitoresSupervisãoEste texto decorre do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica, concluído numa instituição de ensino superior portuguesa, e centra-se nas questões da literacia emergente em contexto de jardim-de-infância. Dada a relevância desta problemática, interrogámo-nos sobre a forma como os educadores de infância cooperantes e os estagiários conseguem (ou não), por meio de interações e práticas de leitura, aproximar as crianças do livro e da literatura infantil, promovendo a formação de leitores precoces. Sendo assim, seguimos a metodologia do estudo de caso para mostrarmos a realidade de três contextos de supervisão (A, B e C) no domínio da abordagem à leitura. Nas conclusões, é evidente que o par pedagógico C se destaca na promoção de um ambiente literácito quantitativa e qualitativamente rico de experiências significativas, refletindo um investimento sério e constante na promoção da leitura e da escrita.2015-02-18T12:27:36Z2015-02-182014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/12602http://hdl.handle.net/10174/12602poralábeapb@uevora.ptnd229Balça, ÂngelaLeal, Evainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:19.784032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura no contexto da educação pré-escolar
title A leitura no contexto da educação pré-escolar
spellingShingle A leitura no contexto da educação pré-escolar
Balça, Ângela
Literacia emergente
Leitura
Formação de leitores
Supervisão
title_short A leitura no contexto da educação pré-escolar
title_full A leitura no contexto da educação pré-escolar
title_fullStr A leitura no contexto da educação pré-escolar
title_full_unstemmed A leitura no contexto da educação pré-escolar
title_sort A leitura no contexto da educação pré-escolar
author Balça, Ângela
author_facet Balça, Ângela
Leal, Eva
author_role author
author2 Leal, Eva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela
Leal, Eva
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Leitura
Formação de leitores
Supervisão
topic Literacia emergente
Leitura
Formação de leitores
Supervisão
description Este texto decorre do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica, concluído numa instituição de ensino superior portuguesa, e centra-se nas questões da literacia emergente em contexto de jardim-de-infância. Dada a relevância desta problemática, interrogámo-nos sobre a forma como os educadores de infância cooperantes e os estagiários conseguem (ou não), por meio de interações e práticas de leitura, aproximar as crianças do livro e da literatura infantil, promovendo a formação de leitores precoces. Sendo assim, seguimos a metodologia do estudo de caso para mostrarmos a realidade de três contextos de supervisão (A, B e C) no domínio da abordagem à leitura. Nas conclusões, é evidente que o par pedagógico C se destaca na promoção de um ambiente literácito quantitativa e qualitativamente rico de experiências significativas, refletindo um investimento sério e constante na promoção da leitura e da escrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-18T12:27:36Z
2015-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12602
http://hdl.handle.net/10174/12602
url http://hdl.handle.net/10174/12602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv alábe
apb@uevora.pt
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136548004823040