O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.18055/Finis24884 |
Resumo: | Quais as competências que a disciplina de Geografia promove, ou consegue promover, nos alunos que concluem o 11º ano em Portugal (com cerca de 17 anos) do Ensino Secundário? A disciplina mobiliza um número assinalável de alunos, sendo a terceira opção mais selecionada a nível nacional. O presente artigo centra-se numa investigação desenvolvida com uma turma de uma Escola Secundária do Montijo, na Área Metropolitana de Lisboa, em 2017. Ao longo de uma sequência de onze aulas, em que foram recolhidas as suas perceções quanto a todo o processo, os alunos mobilizaram informações de fontes diversificadas, no quadro de uma aposta de desenvolvimento da sua cidadania territorial. Nas suas pesquisas, os alunos recorreram, com maior frequência, a motores de busca na Internet – talvez contradizendo-se quanto à sua preocupação em valorizarem a credibilidade das fontes de informação. A respetiva pesquisa surge como um dos passos mais difíceis para os alunos, o que reforça a necessidade de desenvolvimento desta competência. Os alunos reconheceram, inequivocamente, a melhoria do seu desempenho na recolha e tratamento de informação ao longo da sequência didática, o que confirma o papel decisivo da educação geográfica no desenvolvimento de competências de pesquisa. |
id |
RCAP_94144f93976c5f6ce8d83d3ed59256e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário:El desarrollo de habilidades de investigación en la asignatura de Geografía en la escuela secundaria:O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário:ArtigosQuais as competências que a disciplina de Geografia promove, ou consegue promover, nos alunos que concluem o 11º ano em Portugal (com cerca de 17 anos) do Ensino Secundário? A disciplina mobiliza um número assinalável de alunos, sendo a terceira opção mais selecionada a nível nacional. O presente artigo centra-se numa investigação desenvolvida com uma turma de uma Escola Secundária do Montijo, na Área Metropolitana de Lisboa, em 2017. Ao longo de uma sequência de onze aulas, em que foram recolhidas as suas perceções quanto a todo o processo, os alunos mobilizaram informações de fontes diversificadas, no quadro de uma aposta de desenvolvimento da sua cidadania territorial. Nas suas pesquisas, os alunos recorreram, com maior frequência, a motores de busca na Internet – talvez contradizendo-se quanto à sua preocupação em valorizarem a credibilidade das fontes de informação. A respetiva pesquisa surge como um dos passos mais difíceis para os alunos, o que reforça a necessidade de desenvolvimento desta competência. Os alunos reconheceram, inequivocamente, a melhoria do seu desempenho na recolha e tratamento de informação ao longo da sequência didática, o que confirma o papel decisivo da educação geográfica no desenvolvimento de competências de pesquisa.What skills does Geography promote in students who complete the 11th year in Portugal (with 17 years old) of Secondary Education? The discipline mobilizes a considerable number of students, being the third most selected option at national level. This article focuses on an investigation carried out with a group from a Secondary School in Montijo, in the Lisbon Metropolitan Area, in 2017. Over a sequence of eleven classes, in which their perceptions of the entire process were collected, students mobilized information from diverse sources, as part of a commitment to developing their territorial citizenship. In their research, students used more often Internet search engines – perhaps contradicting themselves in their concern to value the credibility of information sources. Their research emerges as one of the most difficult steps for students, which reinforces the need to develop research skills. The same students recognized, unequivocally, the improvement of their performance in the collection and treatment of information throughout the didactic sequence, which confirms the decisive role of geographic education in the development of research skills.¿Qué competencias promueve, busca logra promover la asignatura de Geografía, en los alumnos que completan el 11° en Portugal año (alrededor de 17 años) de Educación Secundaria? La asignatura moviliza a un número considerable de alumnos, siendo la tercera opción más seleccionada a nivel nacional. Este texto se centra en una investigación realizada con una clase de una escuela secundaria de Montijo, en el Área Metropolitana de Lisboa, en 2017. A lo largo de una secuencia de once clases, en las que se recogieron sus percepciones de todo el proceso, los alumnos movilizaron información de diversas fuentes, en el marco de una apuesta por el desarrollo de su ciudadanía territorial. En su trabajo, los alumnos recurrieron con mayor frecuencia a los motores de búsqueda de Internet, quizás contradiciéndose a sí mismos en su preocupación por valorar la credibilidad de las fuentes de información; la investigación de las mismas fuentes surge como uno de los pasos más difíciles para los alumnos, lo que refuerza la necesidad de desarrollar habilidades de investigación. Los mismos alumnos reconocieron, de manera inequívoca, la mejora de su desempeño en la recolección y tratamiento de la información a lo largo de la secuencia didáctica, que confirma el papel decisivo de la educación geográfica en el desarrollo de habilidades de investigación.Centro de Estudos Geográficos2022-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.18055/Finis24884por2182-29050430-5027Coscurão, RicardoClaudino, Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:40:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:12:57.153335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: El desarrollo de habilidades de investigación en la asignatura de Geografía en la escuela secundaria: O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
title |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
spellingShingle |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: Coscurão, Ricardo Artigos |
title_short |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
title_full |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
title_fullStr |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
title_sort |
O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário: |
author |
Coscurão, Ricardo |
author_facet |
Coscurão, Ricardo Claudino, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Claudino, Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coscurão, Ricardo Claudino, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Quais as competências que a disciplina de Geografia promove, ou consegue promover, nos alunos que concluem o 11º ano em Portugal (com cerca de 17 anos) do Ensino Secundário? A disciplina mobiliza um número assinalável de alunos, sendo a terceira opção mais selecionada a nível nacional. O presente artigo centra-se numa investigação desenvolvida com uma turma de uma Escola Secundária do Montijo, na Área Metropolitana de Lisboa, em 2017. Ao longo de uma sequência de onze aulas, em que foram recolhidas as suas perceções quanto a todo o processo, os alunos mobilizaram informações de fontes diversificadas, no quadro de uma aposta de desenvolvimento da sua cidadania territorial. Nas suas pesquisas, os alunos recorreram, com maior frequência, a motores de busca na Internet – talvez contradizendo-se quanto à sua preocupação em valorizarem a credibilidade das fontes de informação. A respetiva pesquisa surge como um dos passos mais difíceis para os alunos, o que reforça a necessidade de desenvolvimento desta competência. Os alunos reconheceram, inequivocamente, a melhoria do seu desempenho na recolha e tratamento de informação ao longo da sequência didática, o que confirma o papel decisivo da educação geográfica no desenvolvimento de competências de pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.18055/Finis24884 |
url |
https://doi.org/10.18055/Finis24884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2905 0430-5027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Geográficos |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Geográficos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129997342932992 |