A experiência do utilizador em campanhas digitais multiplataformas: uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Mariana da Fonseca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43902
Resumo: A convergência dos meios e consequente surgimento de um consumidor mais participativo e ativo, gerou a necessidade de analisar a experiência do mesmo em novas estratégias de comunicação implementadas pelas marcas, resultantes deste contexto. As respostas a esta necessidade são reduzidas. Os métodos de análise já existentes baseiam-se principalmente na descrição das estratégias de comunicação, transmedia ou crossmedia, implementadas, pelo que não são capazes de avaliar e discutir a experiência do utilizador nessas mesmas estratégias. Neste contexto, foi realizado um levantamento bibliográfico para desenvolver uma abordagem metodológica que permitisse analisar a experiência do utilizador em campanhas publicitárias multiplataformas. Assim, a metodologia desenhada divide-se numa análise descritiva das campanhas em causa e na realização de testes à experiência do utilizador, guiados por cinco diferentes dimensões. De modo a testar a eficiência da abordagem metodológica proposta, foi realizado um estudo de caso, utilizando como objeto de estudo as campanhas de Natal de 2021 da Vodafone e da MEO. Estas seguiram uma estratégia de transmedia, no entanto, revelam um problema de consistência, de mapeamento do seu universo e de elementos de call-to-action. Os resultados do estudo realizado demonstram ainda a eficiência na metodologia proposta e revelaram espaço para alargar o campo de análise para além do digital.
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