A experiência do utilizador em campanhas digitais multiplataformas: uma proposta metodológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43902 |
Resumo: | A convergência dos meios e consequente surgimento de um consumidor mais participativo e ativo, gerou a necessidade de analisar a experiência do mesmo em novas estratégias de comunicação implementadas pelas marcas, resultantes deste contexto. As respostas a esta necessidade são reduzidas. Os métodos de análise já existentes baseiam-se principalmente na descrição das estratégias de comunicação, transmedia ou crossmedia, implementadas, pelo que não são capazes de avaliar e discutir a experiência do utilizador nessas mesmas estratégias. Neste contexto, foi realizado um levantamento bibliográfico para desenvolver uma abordagem metodológica que permitisse analisar a experiência do utilizador em campanhas publicitárias multiplataformas. Assim, a metodologia desenhada divide-se numa análise descritiva das campanhas em causa e na realização de testes à experiência do utilizador, guiados por cinco diferentes dimensões. De modo a testar a eficiência da abordagem metodológica proposta, foi realizado um estudo de caso, utilizando como objeto de estudo as campanhas de Natal de 2021 da Vodafone e da MEO. Estas seguiram uma estratégia de transmedia, no entanto, revelam um problema de consistência, de mapeamento do seu universo e de elementos de call-to-action. Os resultados do estudo realizado demonstram ainda a eficiência na metodologia proposta e revelaram espaço para alargar o campo de análise para além do digital. |
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A experiência do utilizador em campanhas digitais multiplataformas: uma proposta metodológicaCultura da convergênciaTransmediaCrossmediaMultiplataformaUser experienceA convergência dos meios e consequente surgimento de um consumidor mais participativo e ativo, gerou a necessidade de analisar a experiência do mesmo em novas estratégias de comunicação implementadas pelas marcas, resultantes deste contexto. As respostas a esta necessidade são reduzidas. Os métodos de análise já existentes baseiam-se principalmente na descrição das estratégias de comunicação, transmedia ou crossmedia, implementadas, pelo que não são capazes de avaliar e discutir a experiência do utilizador nessas mesmas estratégias. Neste contexto, foi realizado um levantamento bibliográfico para desenvolver uma abordagem metodológica que permitisse analisar a experiência do utilizador em campanhas publicitárias multiplataformas. Assim, a metodologia desenhada divide-se numa análise descritiva das campanhas em causa e na realização de testes à experiência do utilizador, guiados por cinco diferentes dimensões. De modo a testar a eficiência da abordagem metodológica proposta, foi realizado um estudo de caso, utilizando como objeto de estudo as campanhas de Natal de 2021 da Vodafone e da MEO. Estas seguiram uma estratégia de transmedia, no entanto, revelam um problema de consistência, de mapeamento do seu universo e de elementos de call-to-action. Os resultados do estudo realizado demonstram ainda a eficiência na metodologia proposta e revelaram espaço para alargar o campo de análise para além do digital.The media convergence and consequent emergence of a more participative and active consumer, generated the need to analyse an experience in new communication strategies implemented by brands, resulting from this context. There are not a lot of answers to this need. The existing analysis methods are mainly based on the description of the communication strategies, transmedia or crossmedia, implemented, so they are unable to evaluate the user experience in those same strategies. In this context, a bibliographic survey to develop a methodological approach to analyse user experience in multi-platform advertising campaigns. The designed methodology is divided into a descriptive analysis of the campaigns in question and the performance of usability tests, guided by five different dimensions. In order to test the efficiency of the proposed methodological approach, a case study was conducted using as an object of study the campaigns of Vodafone and MEO Christmas 2021. These followed a trans-media strategy, however, they revealed a problem of consistency, mapping of its universe and call-to-action elements. The results of the study also demonstrate the efficiency in the proposed methodology and revealed space to expand the field of analysis beyond the digital.Cappelletti, MiltonRepositório ComumVarela, Mariana da Fonseca2023-02-17T10:50:21Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43902TID:203161424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:03.416464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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