CONFORTO ACÚSTICO: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS E EXERCER EM ESCOLAS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-84532021000200183 |
Resumo: | RESUMO Introdução A arborização possibilita a diminuição da poluição sonora e, como consequência, a melhoria da qualidade de vida, no entanto, no Brasil são escassas as pesquisas sobre este tema, principalmente relacionadas com a quantificação/tipificação da vegetação e relação com a saúde dos trabalhadores. Entende-se que a planificação correta da arborização na escola é fundamental, uma vez que torna o local atrativo, com qualidade funcional e estética e com condições acústicas favoráveis, minimizando o esforço vocal do educador. Este trabalho expõe a necessidade de obtenção do conforto acústico em escola localizada na área central numa cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Objetivo Mensurar os níveis de pressão sonora do em três ambientes do pátio escolar de uma escola central numa cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil; verificar existência de massas arbóreas no pátio escolar e na proximidade da escola em estudo e averiguar se há contribuição da massa arbórea para o conforto acústico do pátio escolar em estudo. Metodologia A mensuração dos níveis de pressão sonora foi realizada no pátio escolar em outubro de 2019, às 9:30 horas dentro dos três pontos estabelecidos. A medição seguiu as recomendações da ANSI S12.60, por meio do equipamento sonómetro marca Instrutherm DEC-5050 e comparadas com as Normas NBR 10.151 e NBR 10.152. Nos três pontos determinados, foram realizadas 30 medições em cada ponto, espaçadas de 10 segundos cada, em cada ponto, conforme o manual de medição e cálculo das condições acústicas. As medições foram efetuadas a 1,2 m acima do solo e 1,5 m de paredes. Resultados A escola não está em conformidade com a NBR 10152, com níveis de pressão sonora até 88,9 dB (A), no que diz respeito ao conforto acústico, comprometendo a saúde ocupacional e qualidade de vida dos educadores e o processo de aprendizagem dos educandos. No levantamento de massas arbóreas em volta do pátio escolar, foram encontrados Pata de vaca, Coqueiro de Jardim e diversos arbustos. A falta de massa arbórea pode contribuir significativamente para a poluição sonora. Conclusão O ruído ambiental no pátio da escola está acima dos limites aceitáveis, impactando na qualidade e conforto acústico, o que pode contribuir para um processo de esforço auditivo, que prejudica o processo de ensino e qualidade de vida, interferindo na saúde dos educadores e educandos. Sendo assim, é imprescindível a busca por soluções para melhorar a qualidade acústica do ambiente, como paisagem acústica favorável. A massa arbórea mostra-se promissora para o conforto acústico no ambiente escolar, propiciando melhores condições de saúde aos educadores e educandos. Diante disso, sugere-se como estudos futuros avaliar o tipo de material do espaço arquitetónico para que o local tenha menos ruído; melhorar o posicionamento da arborização presente no local e Implantar projeto de arborização conforme a necessidade do local. |
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