Desenho optimizado de itinerários turísticos. Alguns métodos heurísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, Susana Isabel Geifão
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18592
Resumo: Instituto Superior de Economia e Gestão.
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spelling Desenho optimizado de itinerários turísticos. Alguns métodos heurísticosItinerários turísticosOptimização de rotas com janelas temporaisHeuristicas construtivasEstratégias de diversificação e intensificaçãoTouristic itinerariesVehicle routing optimization with time windowsConstructive heuristicsDiversification and intensification strategiesInstituto Superior de Economia e Gestão.A problemática da concepção e controlo de estratégias de desenvolvimento turístico assume uma importância crescente no domínio das políticas de desenvolvimento socioeconómico das regiões, não só a um nível macro mas, também a um nível micro, onde são examinados, em grande profundidade, aspectos específicos das estratégias de desenvolvimento turístico. É pois, nesta segunda dimensão que se enquadra o Problema do Desenho Optimizado de Itinerários Turísticos (PDIT), que é o objecto de estudo desta dissertação. Este problema destina-se a apoiar, não a construção de circuitos turísticos com um objectivo comercial dirigido a grupos de turistas mas, na perspectiva de um turista isolado que pretende um itinerário turístico com a duração de vários dias e de acordo com os seus interesses, numa determinada região. Esse itmerário poderá ser fornecido num Posto de Turismo de uma região ou em quiosques multimédia da Direcção Geral de Turismo, das Câmaras Municipais ou outras entidades. O PDIT pode ser enquadrado, no âmbito dos quadros teóricos de referência na área de Investigação Operacional, como um Problema de Rotas de Veículos com Janelas Temporais. É realizada, uma análise do problema e consequente apresentação de formalizações para o mesmo, no contexto da optimização em redes e de programação binária mista. O método que se propõe para resolver o PDIT baseia-se na decomposição em dois níveis; um primeiro nível que corresponde à determinação de itinerários com duração de um dia (subitinerários) e um segundo nível que constrói, a partir dos itinerários diários, um itinerário global com a duração pretendida pelo turista. Foram desenvolvidas para o primeiro nível duas heurísticas construtivas, uma heurística do vizinho mais próximo e uma de inserção e para segundo nível uma heurística construtiva e uma melhorativa com estratégias de diversificação e intensificação. Os correspondentes algoritmos foram implementados e testados computacionalmente, na construção de um itinerário turístico para a Região de Santarém.The issue of conceiving and controlling tourist development strategies is becoming increasingly important in socio-economic regional development policies, both from a macro as well as from a micro standpomt. As the latter approach deals more deeply with specific aspects of tourist development, the author consider that the Problem of Optimized Development of Tourist Routes (PDIT) is more closely related to the micro perspective. This issue, and our research, is not designed to build tourist circuits, for commercial purposes, to benefit tourist groups, but rather for the isolated tourist who wishes to enjoy a route lasting several days, in accordance with his particular interests, in a given region. This circuit could be available at a region's tourist offíce or any multimédia Portuguese Tourist Board reception offíce, local council tourist facilities, and other relevant information centres. It is also felt from na Operations Research standpoint that our research topic has to do with vehicle routing problem with time windows. Once the issue has been analysed, a mathematical formulation is drawn up. The methodology proposed is based on a breakdown of the problem into two leveis: the fírst involves determining single day routes (sub-routes) whereas the second one, builí from the daily routes, concems a global route whose duration is decided by the tourist. For the fírst levei, two constructive heuristics were developed, one a nearest neighbour heuristic and another an insertion heuristic. For the second levei, a constructive heuristic was created along with an improvement heuristic with a diversification-intensifícation strategies, to obtain better results. The respective algorithms were computationally implemented and tested in building a tourist route for the Santarém region.Pato, Margarida VazRepositório da Universidade de LisboaColaço, Susana Isabel Geifão2019-11-11T14:50:12Z1999-031999-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18592porColaço, Susana Isabel Gueifão, (1999). " Desenho optimizado de itinerários turísticos. Alguns métodos heurísticos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:36.331631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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