Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37158 |
Resumo: | A pesquisa em educação em ciências expôs a dificuldade na implementação de controvérsias sócio-científicas em sala de aula, particularmente em relação à infraestrutura e à formação de professores para lidar com atividades que vão além dos conceitos científicos. Vários fatores desestimulam os professores atuais e futuros a trabalharem na educação básica (fundamental e secundária) quando enfrentam o desafio de incluir tópicos não consensuais em suas aulas de ciências. Tendo em conta a situação política brasileira, esta pesquisa ilustra como os futuros professores compreendem suas ações e desafios, ao implementar controvérsias sócio-científicas. No contexto, apresentamos uma fração do trabalho desenvolvido no projeto “We Act”, no qual pretendíamos pesquisar as percepções das relações de poder através das interpretações de Pierre Bourdieu e Paulo Freire. As concepções dos participantes sobre as relações de poder nas escolas, e como práticas políticas, surgem como particularmente relevantes para o que chamamos de “vigilância da profissão docente”. Consequentemente, deve-se reconhecer que o contexto escolar é construído por influências sociais maiores do que a escola e a comunidade a que pertence. |
id |
RCAP_944fd86e69b144f86889bd12327e7703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/37158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciênciasControvérsias sócio-científicasRelações de poderFormação de professoresPierre BourdieuPaulo FreireA pesquisa em educação em ciências expôs a dificuldade na implementação de controvérsias sócio-científicas em sala de aula, particularmente em relação à infraestrutura e à formação de professores para lidar com atividades que vão além dos conceitos científicos. Vários fatores desestimulam os professores atuais e futuros a trabalharem na educação básica (fundamental e secundária) quando enfrentam o desafio de incluir tópicos não consensuais em suas aulas de ciências. Tendo em conta a situação política brasileira, esta pesquisa ilustra como os futuros professores compreendem suas ações e desafios, ao implementar controvérsias sócio-científicas. No contexto, apresentamos uma fração do trabalho desenvolvido no projeto “We Act”, no qual pretendíamos pesquisar as percepções das relações de poder através das interpretações de Pierre Bourdieu e Paulo Freire. As concepções dos participantes sobre as relações de poder nas escolas, e como práticas políticas, surgem como particularmente relevantes para o que chamamos de “vigilância da profissão docente”. Consequentemente, deve-se reconhecer que o contexto escolar é construído por influências sociais maiores do que a escola e a comunidade a que pertence.Universidade de BrasíliaRepositório da Universidade de LisboaWatanabe, GraciellaReis, Pedro2019-02-25T10:07:14Z2019-022019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37158porWatanabe, G., & Reis, P. (2019). Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: Desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, 24, 472-496. doi: 10.26512/lc.v24i0.215851516-4896 (Print)10.26512/lc.v24i0.21585info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:06.388440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
title |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
spellingShingle |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências Watanabe, Graciella Controvérsias sócio-científicas Relações de poder Formação de professores Pierre Bourdieu Paulo Freire |
title_short |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
title_full |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
title_fullStr |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
title_sort |
Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências |
author |
Watanabe, Graciella |
author_facet |
Watanabe, Graciella Reis, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Watanabe, Graciella Reis, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controvérsias sócio-científicas Relações de poder Formação de professores Pierre Bourdieu Paulo Freire |
topic |
Controvérsias sócio-científicas Relações de poder Formação de professores Pierre Bourdieu Paulo Freire |
description |
A pesquisa em educação em ciências expôs a dificuldade na implementação de controvérsias sócio-científicas em sala de aula, particularmente em relação à infraestrutura e à formação de professores para lidar com atividades que vão além dos conceitos científicos. Vários fatores desestimulam os professores atuais e futuros a trabalharem na educação básica (fundamental e secundária) quando enfrentam o desafio de incluir tópicos não consensuais em suas aulas de ciências. Tendo em conta a situação política brasileira, esta pesquisa ilustra como os futuros professores compreendem suas ações e desafios, ao implementar controvérsias sócio-científicas. No contexto, apresentamos uma fração do trabalho desenvolvido no projeto “We Act”, no qual pretendíamos pesquisar as percepções das relações de poder através das interpretações de Pierre Bourdieu e Paulo Freire. As concepções dos participantes sobre as relações de poder nas escolas, e como práticas políticas, surgem como particularmente relevantes para o que chamamos de “vigilância da profissão docente”. Consequentemente, deve-se reconhecer que o contexto escolar é construído por influências sociais maiores do que a escola e a comunidade a que pertence. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-25T10:07:14Z 2019-02 2019-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/37158 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/37158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Watanabe, G., & Reis, P. (2019). Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: Desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, 24, 472-496. doi: 10.26512/lc.v24i0.21585 1516-4896 (Print) 10.26512/lc.v24i0.21585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134446612381696 |