O BioRia e a construção da imagem de Estarreja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16341 |
Resumo: | A imagem de um destino turístico assume um papel decisivo no processo de escolha, bem como no comportamento dos indivíduos durante e após a visita. Assim, uma vez que a imagem dos destinos tem uma grande influência no comportamento dos consumidores, compete aos destinos estarem cientes da sua realidade, alterando-a se necessário. Apesar de uma imagem negativa ser um dos maiores obstáculos para atrair visitantes, a literatura demonstra que, através das estratégias certas, é efetivamente possível alterar essa imagem negativa de um destino. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem de Estarreja, um destino turístico outrora com uma imagem negativa prolongada, causada pela industrialização e seus consequentes problemas ambientais. Pretende-se compreender de que forma a imagem de Estarreja se foi alterando, até ao ponto de atualmente se encontrar associada ao turismo de natureza. Mais ainda, importa analisar se existem diferenças na imagem percebida, quer pelos visitantes, como pelos próprios residentes do destino, bem como a influência do projeto BioRia para essa mudança de imagem. Recolheram-se 365 questionários, sendo 200 de residentes no concelho de Estarreja e 165 de não residentes. Os principais resultados obtidos demonstram que o BioRia contribuiu, efetivamente, para a mudança de imagem de Estarreja. O destino passou a estar menos associado à poluição e a um maior contacto e preocupação com a natureza. De forma geral, os inquiridos encontram-se satisfeitos com a atual imagem de Estarreja e do BioRia, considerando que este projeto, relacionado com o turismo de natureza, mudou a imagem de Estarreja de um ponto de vista turístico, passando o destino a atrair cada vez mais visitantes. |
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O BioRia e a construção da imagem de EstarrejaGestão e planeamento em turismoEcoturismo - Estarreja (Portugal)Destinos turísticosConservação da natureza - Ria de Aveiro (Portugal)A imagem de um destino turístico assume um papel decisivo no processo de escolha, bem como no comportamento dos indivíduos durante e após a visita. Assim, uma vez que a imagem dos destinos tem uma grande influência no comportamento dos consumidores, compete aos destinos estarem cientes da sua realidade, alterando-a se necessário. Apesar de uma imagem negativa ser um dos maiores obstáculos para atrair visitantes, a literatura demonstra que, através das estratégias certas, é efetivamente possível alterar essa imagem negativa de um destino. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem de Estarreja, um destino turístico outrora com uma imagem negativa prolongada, causada pela industrialização e seus consequentes problemas ambientais. Pretende-se compreender de que forma a imagem de Estarreja se foi alterando, até ao ponto de atualmente se encontrar associada ao turismo de natureza. Mais ainda, importa analisar se existem diferenças na imagem percebida, quer pelos visitantes, como pelos próprios residentes do destino, bem como a influência do projeto BioRia para essa mudança de imagem. Recolheram-se 365 questionários, sendo 200 de residentes no concelho de Estarreja e 165 de não residentes. Os principais resultados obtidos demonstram que o BioRia contribuiu, efetivamente, para a mudança de imagem de Estarreja. O destino passou a estar menos associado à poluição e a um maior contacto e preocupação com a natureza. De forma geral, os inquiridos encontram-se satisfeitos com a atual imagem de Estarreja e do BioRia, considerando que este projeto, relacionado com o turismo de natureza, mudou a imagem de Estarreja de um ponto de vista turístico, passando o destino a atrair cada vez mais visitantes.The image of a tourist destination has a decisive role in the selection process and the behavior of individuals during and after the visit. Therefore, as the image of a destination has a great influence on consumer behavior, it is mandatory for destinations to be aware of their reality, and change it if necessary. Although a negative image is a major obstacle to attract visitors, literature proves that, by using the right strategies, it is actually possible to change the negative image of a destination. The objective of this research is to analyze the image of Estarreja, a tourist destination with a long term negative image, caused by industrialization and its consequent environmental problems. The aim is to understand how the Estarreja image has changed, to the point that it is currently associated with nature tourism. Furthermore, it is fundamental to examine if there are differences in the perceived image of visitors and residents, as well as the influence of the BioRia project on the image changing process. 365 questionnaires were collected: 200 referring to residents in Estarreja and 165 were non-residents. The main results of this study show that the BioRia project has been decisive to change Estarreja’s image. Therefore, the destination tends to be less associated with pollution and more related to the contact and concern for nature. In general, respondents were satisfied with the current image of Estarreja and BioRia, considering that this nature tourism related project has changed the image of Estarreja in a tourism point of view, which helps the attraction of more visitors.Universidade de Aveiro2016-11-23T12:30:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16341TID:201561417porSilva, Adriana Isabel Teixeira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:32Zoai:ria.ua.pt:10773/16341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:30.175909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A imagem de um destino turístico assume um papel decisivo no processo de escolha, bem como no comportamento dos indivíduos durante e após a visita. Assim, uma vez que a imagem dos destinos tem uma grande influência no comportamento dos consumidores, compete aos destinos estarem cientes da sua realidade, alterando-a se necessário. Apesar de uma imagem negativa ser um dos maiores obstáculos para atrair visitantes, a literatura demonstra que, através das estratégias certas, é efetivamente possível alterar essa imagem negativa de um destino. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem de Estarreja, um destino turístico outrora com uma imagem negativa prolongada, causada pela industrialização e seus consequentes problemas ambientais. Pretende-se compreender de que forma a imagem de Estarreja se foi alterando, até ao ponto de atualmente se encontrar associada ao turismo de natureza. Mais ainda, importa analisar se existem diferenças na imagem percebida, quer pelos visitantes, como pelos próprios residentes do destino, bem como a influência do projeto BioRia para essa mudança de imagem. Recolheram-se 365 questionários, sendo 200 de residentes no concelho de Estarreja e 165 de não residentes. Os principais resultados obtidos demonstram que o BioRia contribuiu, efetivamente, para a mudança de imagem de Estarreja. O destino passou a estar menos associado à poluição e a um maior contacto e preocupação com a natureza. De forma geral, os inquiridos encontram-se satisfeitos com a atual imagem de Estarreja e do BioRia, considerando que este projeto, relacionado com o turismo de natureza, mudou a imagem de Estarreja de um ponto de vista turístico, passando o destino a atrair cada vez mais visitantes. |
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