Processo de transição para o 1º ciclo de crianças com doença oncológica: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65512 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Processo de transição para o 1º ciclo de crianças com doença oncológica: um estudo de casoTransition process for the 1st cycle of children with cancer disease: a case studyIntervenção precoce na infânciaOncologia pediátricaTransiçãoEarly childhood interventionPediatrics oncologyTransitionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O presente estudo aborda a problemática da transição das crianças com doença oncológica para o 1º ciclo do ensino básico, através da experiência e vivência do fenómeno de uma professora do 1º ciclo e de um membro de uma associação ligada à problemática de oncologia pediátrica. Desta forma, analisamos a importância de rever e melhorar as práticas adotadas nos processos de transição. O desconhecimento e falta de informação sobre o cancro pediátrico, considerado como doença crónica, com uma taxa de sobrevivência que tem vindo a aumentar e que por sua vez significa uma maior taxa de probabilidade de encontrar crianças com doenças oncológicas no contexto escolar e em fases cruciais do desenvolvimento, serviu de mote a este estudo. Com o intuito de dar resposta a problemas como a adequação das práticas utilizadas nos processos de transição para o 1º ciclo do ensino básico; a preparação das escolas para receber estas crianças; a partilha de informação com os pais e a inclusão destes no processo; o conhecimento dos métodos da Intervenção Precoce a forma junto de famílias de crianças em risco, utilizou-se uma metodologia qualitativa, e entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados.The present study approaches the problematic of transition of children with oncological illnesses to the primary school’s first cycle, through the experience of the phenomenon of a first cycle teacher and a member of an association related to the problem of pediatric oncology. In this way, we’ve analyzed the importance of revise and improve the practices adopted in transitions processes. The unknowing and lack of information about pediatric cancer, considered to a chronical illness, with survival rate that has been improving and by that means a bigger probability rate of finding children with oncological illness in the school context and in crucial developmental stages, has served of starting point to this study. Aiming to give answer to the problems with the adequateness of practices used on transitions processes into the primary school’s first cycle; school’s preparation to receive these children; the share of information within the parents and their inclusion in these processes; the knowledge of Early Intervention within the families at risk, was used a qualitative method, semi-structured interview as data research method.Serrano, Ana MariaCaires, SusanaUniversidade do MinhoCosta, Maria Manuela Oliveira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65512por202425738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:48.911947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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