Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/7154 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação |
id |
RCAP_947ec676cf4b82581243ebf8d95cf751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuaisPsicologiaPsicologia da educaçãoEducação Pré-escolar - Investigação - LiteraciaTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)Dissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoExame público realizado em 21 de julho de 2023, às 18hAs competências da literacia emergente, designadamente, a consciência fonológica, os conceitos sobre o impresso e o vocabulário constituem-se como preditores para o sucesso escolar, podendo ser influenciadas por variáveis pessoais e contextuais. No entanto, existe reduzida evidência empírica nacional face à influência das variáveis pessoais e contextuais nas competências de literacia emergente. Este estudo pretendeu analisar a influência do género, da idade, do número de anos de frequência na educação pré-escolar, das habilitações literárias do pai e da mãe, do número de pessoas a coabitar com a criança e do número de crianças em casa no desempenho das crianças em tarefas subjacentes às competências de literacia emergente. Participaram no projeto 451 crianças de quatro agrupamentos de escolas do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam no ano letivo 2021/22. Para analisar a influência das variáveis citadas nas competências de literacia emergente realizaram-se regressões múltiplas, pelo método Enter. Os resultados evidenciam o contributo significativo das variáveis pessoais e contextuais no desempenho nas competências de literacia emergente. Os resultados são discutidos, permitindo uma reflexão sobre as implicações para a prática no contexto da educação pré-escolar.Emergent literacy skills, namely phonological awareness, print concepts, and vocabulary, are predictors of academic success and may be influenced by personal and contextual variables. However, there is limited national empirical evidence regarding the influence of personal and contextual variables on emergent literacy skills. This study aimed to analyze the influence of gender, age, number of years of preschool attendance, education of the father and mother, number of people living with the child, and number of children at home context on children's performance in tasks underlying emergent literacy skills. The project involved 451 children, aged 3 to 5 years old, who were attending four groups of schools in the North of Portugal in 2020-2021 school year. To analyze the influence of the variables mentioned in the emerging literacy competencies, multiple regressions were performed using the Enter method. The results show the significative influence of personal and contextual variables on children's performance in emergent literacy skills. The results are discussed, allowing reflection on implications for practice in the preschool context.2023-09-29T10:41:00Z2023-09-292022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/7154http://hdl.handle.net/11067/7154TID:203332911porMagalhães, Fabiana Patrícia Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:20Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:42.985991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
title |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
spellingShingle |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais Magalhães, Fabiana Patrícia Faria Psicologia Psicologia da educação Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia Teste psicológico - Questionário sociodemográfico Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE) |
title_short |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
title_full |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
title_fullStr |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
title_full_unstemmed |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
title_sort |
Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais |
author |
Magalhães, Fabiana Patrícia Faria |
author_facet |
Magalhães, Fabiana Patrícia Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Fabiana Patrícia Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia da educação Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia Teste psicológico - Questionário sociodemográfico Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE) |
topic |
Psicologia Psicologia da educação Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia Teste psicológico - Questionário sociodemográfico Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE) |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-29T10:41:00Z 2023-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/7154 http://hdl.handle.net/11067/7154 TID:203332911 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/7154 |
identifier_str_mv |
TID:203332911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/plain; charset=utf-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136738324512768 |