Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Fabiana Patrícia Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7154
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
id RCAP_947ec676cf4b82581243ebf8d95cf751
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuaisPsicologiaPsicologia da educaçãoEducação Pré-escolar - Investigação - LiteraciaTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)Dissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoExame público realizado em 21 de julho de 2023, às 18hAs competências da literacia emergente, designadamente, a consciência fonológica, os conceitos sobre o impresso e o vocabulário constituem-se como preditores para o sucesso escolar, podendo ser influenciadas por variáveis pessoais e contextuais. No entanto, existe reduzida evidência empírica nacional face à influência das variáveis pessoais e contextuais nas competências de literacia emergente. Este estudo pretendeu analisar a influência do género, da idade, do número de anos de frequência na educação pré-escolar, das habilitações literárias do pai e da mãe, do número de pessoas a coabitar com a criança e do número de crianças em casa no desempenho das crianças em tarefas subjacentes às competências de literacia emergente. Participaram no projeto 451 crianças de quatro agrupamentos de escolas do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam no ano letivo 2021/22. Para analisar a influência das variáveis citadas nas competências de literacia emergente realizaram-se regressões múltiplas, pelo método Enter. Os resultados evidenciam o contributo significativo das variáveis pessoais e contextuais no desempenho nas competências de literacia emergente. Os resultados são discutidos, permitindo uma reflexão sobre as implicações para a prática no contexto da educação pré-escolar.Emergent literacy skills, namely phonological awareness, print concepts, and vocabulary, are predictors of academic success and may be influenced by personal and contextual variables. However, there is limited national empirical evidence regarding the influence of personal and contextual variables on emergent literacy skills. This study aimed to analyze the influence of gender, age, number of years of preschool attendance, education of the father and mother, number of people living with the child, and number of children at home context on children's performance in tasks underlying emergent literacy skills. The project involved 451 children, aged 3 to 5 years old, who were attending four groups of schools in the North of Portugal in 2020-2021 school year. To analyze the influence of the variables mentioned in the emerging literacy competencies, multiple regressions were performed using the Enter method. The results show the significative influence of personal and contextual variables on children's performance in emergent literacy skills. The results are discussed, allowing reflection on implications for practice in the preschool context.2023-09-29T10:41:00Z2023-09-292022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/7154http://hdl.handle.net/11067/7154TID:203332911porMagalhães, Fabiana Patrícia Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:20Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:42.985991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
title Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
spellingShingle Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
Magalhães, Fabiana Patrícia Faria
Psicologia
Psicologia da educação
Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)
title_short Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
title_full Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
title_fullStr Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
title_full_unstemmed Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
title_sort Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
author Magalhães, Fabiana Patrícia Faria
author_facet Magalhães, Fabiana Patrícia Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Fabiana Patrícia Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia da educação
Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)
topic Psicologia
Psicologia da educação
Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-29T10:41:00Z
2023-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7154
http://hdl.handle.net/11067/7154
TID:203332911
url http://hdl.handle.net/11067/7154
identifier_str_mv TID:203332911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136738324512768