Impacto das dimensões de capital da marca na intenção de compra de produtos de beleza orgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ollero, Ana Cláudia da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19455
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Impacto das dimensões de capital da marca na intenção de compra de produtos de beleza orgânicosCapital da MarcaDimensões do Capital da MarcaComportamento do Consumidor,Green MarketingBrand EquityBrand Equity DimensionsConsumer BehaviourMestrado em MarketingO mercado de produtos de beleza é dos mercados mais valiosos e o mercado europeu como um todo é o mais significativo. Aliado as preocupações ambientais dos consumidores, o segmento de natural beauty tem vindo a crescer, há um maior número de consumidores que procuram produtos com menos substâncias químicas e que valorizam a presença de ingredientes naturais. O propósito do presente estudo consiste em estudar o efeito que a notoriedade e a imagem da marca têm sobre o comportamento do consumidor na intenção de compra de produtos de beleza orgânicos. Para dar resposta a problemática apresentada pretendeu-se realizar uma análise quantitativa com recurso a uma amostragem não probabilística por conveniência com efeito bola de neve, através de um questionário online. Com o presente estudo concluiu-se que os produtos de beleza orgânicos dentro da categoria de produtos de beleza ainda passam desapercebidos para muitos dos inquiridos, mas quando apresentados os respondentes apresentaram-se disponíveis para experimentar. Nem todos os elementos do capital da marca foram significativos, no entanto, a confiança verde revelou-se com um elemento interessante no seu relacionamento com a intenção de compra. Do ponto de vista académico este estudo pretendeu aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, nesta categoria de produtos, enquanto se espera que o resultado alcançado permita gestores e marketers a compreenderem melhor o comportamento do consumidor e facilitar a criação de estratégias de marketing mais efetivas e direcionadas às preferências e motivações destes consumidores.The market for beauty products is one of the most valuable markets and the European market as a whole is the most significant. Allied to the environmental concerns of consumers, the natural beauty segment has been growing, there are a greater number of consumers looking for products with fewer chemical substances and who value the presence of natural ingredients. The purpose of the present research is to study the effect that brand awareness and image have on consumer behavior in the intent to purchase organic beauty products. To respond to the presented research objective, it is intended to carry out a quantitative analysis using a non-probabilistic convenience sampling with snowball effect, through an online questionnaire. The present study concluded that organic beauty products is still a category that goes unnoticed for many of the respondents. However, the respondents expressed the willingness to experiment those products. The collected data confirmed that not all the brand equity dimensions were significant, however, the green trust proved to be of an importance in its relationship with the buying intention. From an academic point of view, this study intended to deepen the knowledge about consumer behavior in this product category, while the result is expected to enable managers and marketers to better understand the consumer behavior and facilitate the creation of more effective and targeted marketing strategies to the preferences and motivations of these consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaOllero, Ana Cláudia da Cruz2020-07-27T00:30:18Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19455porOllero, Ana Cláudia da Cruz (2019). "Impacto das dimensões de capital da marca na intenção de compra de produtos de beleza orgânicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:20.673307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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