Lean Thinking em serviços de saúde: o processo de implantação em uma maternidade privada do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20048
Resumo: Os serviços de saúde de uma forma geral têm sido alvo de constantes reclamações por parte dos pacientes, funcionários e até mesmo parceiros de negócios. O lean thinking é uma filosofia de gestão criada pela Toyota com o nome de lean Manufacturing traduzida como manufatura enxuta que tem como objetivo a otimização de custos e redução de tempo, desperdícios e melhoria contínua. Essa filosofia também foca na agregação de valor e satisfação do cliente. O lean thinking possui cinco princípios: Valor – definição de valor sob a ótica do cliente, Fluxo de Valor - identificação do fluxo de valor e redefinição dos processos restando apenas o que agrega valor para o cliente, Fluxo Contínuo – estabelecimento de um fluxo sem interrupções (contínuo) para a realização das atividades, Produção Puxada – fazer apenas o que o cliente solicitar, Perfeição – melhoria contínua (Kaizen) de todos os processos, pessoas e produtos visando valor. A prática da filosofia lean embora tenha sido criada para manufatura tem se expandido para os mais diversos setores empresariais incluindo o setor de saúde. Nos últimos anos essa filosofia tem sido bastante difundida no contexto hospitalar e nos diversos serviços de saúde gerando bons resultados aonde foram aplicados. O objetivo desta tese é esclarecer e descrever as ferramentas e práticas da filosofia lean aplicadas nos serviços de saúde e os resultados dessa aplicação, em particular, no estudo de caso de uma maternidade privada do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
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