Quality function deployment - ferramenta de apoio à decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13787 |
Resumo: | A metodologia apresentada ao longo da dissertação é denominada por Quality Function Deployment (QFD). Esta é totalmente orientada ao cliente ao invés da orientação ao produto, onde o esforço de todos os departamentos envolvidos garante uma estreita união entre os objetivos definidos pelo cliente e o produto oferecido. Deste modo, é necessário definir ações a desenvolver para que esses objetivos sejam concretizados. Estas ações devem ser representadas de forma mensurável, para que seja possível proceder à sua análise e posterior otimização com recurso a um algoritmo. Os autores da dissertação realizam uma pequena introdução à origem da metodologia, à sua estrutura e método de funcionamento, além da análise a um algoritmo de normalização e priorização de ações já existente e um resumo dos problemas mais comuns aquando da utilização da QFD. É apresentado um modelo simples, flexível e quantitativo que inclui: Planeamento estratégico da organização que propõe minimzar as possíveis incompatibilidades entre as capacidades da mesma e as exigências do cliente. Variáveis de negócio envolvidas nas diferentes fases da conceção do projeto, a fim de calcular com maior precisão as prioridades das ações e permitir importâncias relativas nulas ou uniformes provenientes das exigências do cliente. O preenchimento quantitativo da metodologia que substitui o qualitativo, de modo a reduzir os erros de preenchimento e interpretação da metodologia. Por fim, os resultados provenientes deste novo modelo são analisados e apresentados com recurso a uma ferramenta programada na linguagem PHP. |
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Quality function deployment - ferramenta de apoio à decisãoEngenharia informáticaPlaneamento estratégicoNormalizaçãoFerramentas computacionaisTomada de decisãoQuality function deploymentHouse of qualityStrategic planningPrioritizationNormalizationA metodologia apresentada ao longo da dissertação é denominada por Quality Function Deployment (QFD). Esta é totalmente orientada ao cliente ao invés da orientação ao produto, onde o esforço de todos os departamentos envolvidos garante uma estreita união entre os objetivos definidos pelo cliente e o produto oferecido. Deste modo, é necessário definir ações a desenvolver para que esses objetivos sejam concretizados. Estas ações devem ser representadas de forma mensurável, para que seja possível proceder à sua análise e posterior otimização com recurso a um algoritmo. Os autores da dissertação realizam uma pequena introdução à origem da metodologia, à sua estrutura e método de funcionamento, além da análise a um algoritmo de normalização e priorização de ações já existente e um resumo dos problemas mais comuns aquando da utilização da QFD. É apresentado um modelo simples, flexível e quantitativo que inclui: Planeamento estratégico da organização que propõe minimzar as possíveis incompatibilidades entre as capacidades da mesma e as exigências do cliente. Variáveis de negócio envolvidas nas diferentes fases da conceção do projeto, a fim de calcular com maior precisão as prioridades das ações e permitir importâncias relativas nulas ou uniformes provenientes das exigências do cliente. O preenchimento quantitativo da metodologia que substitui o qualitativo, de modo a reduzir os erros de preenchimento e interpretação da metodologia. Por fim, os resultados provenientes deste novo modelo são analisados e apresentados com recurso a uma ferramenta programada na linguagem PHP.The Quality Function Deployment methodology is totally directed to the client instead of the product, wherein the effort from all the involved departments allows the match between the goals and the offered product. Therefore, it is necessary to determine the actions that aim at satisfying those goals. These actions must be measurable, in order to provide analysis and optimization opportunities. Afterwards, the prioritization of these actions is carried out so that they are performed in the most efficient way. Throughout the thesis, the authors introduce the origin of the methodology, its structure and operation, an existing normalization and prioritization algorithm and the most common problems when using the QFD. A new simple, flexible and quantitative model is proposed, which includes: A strategic planning of organization that proposes the minimization of possible incompatibilities that may arise between its capabilities and customer requirements. Business variables at the different stages of the design in order to calculate with greater precision the value resulting from the prioritization and to allow nullity or uniformity of the relative importance of customer requirements. The qualitative fulfillment of the correlations of the QFD methodology is replaced by a quantitative aspect that aims to minimize the filling of errors and interpretation when using the methodology. The results from this model are analyzed and presented using a tool programmed in PHP.2017-06-28T13:29:07Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-162016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13787TID:201548194porDomingos, André dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:40.592383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A metodologia apresentada ao longo da dissertação é denominada por Quality Function Deployment (QFD). Esta é totalmente orientada ao cliente ao invés da orientação ao produto, onde o esforço de todos os departamentos envolvidos garante uma estreita união entre os objetivos definidos pelo cliente e o produto oferecido. Deste modo, é necessário definir ações a desenvolver para que esses objetivos sejam concretizados. Estas ações devem ser representadas de forma mensurável, para que seja possível proceder à sua análise e posterior otimização com recurso a um algoritmo. Os autores da dissertação realizam uma pequena introdução à origem da metodologia, à sua estrutura e método de funcionamento, além da análise a um algoritmo de normalização e priorização de ações já existente e um resumo dos problemas mais comuns aquando da utilização da QFD. É apresentado um modelo simples, flexível e quantitativo que inclui: Planeamento estratégico da organização que propõe minimzar as possíveis incompatibilidades entre as capacidades da mesma e as exigências do cliente. Variáveis de negócio envolvidas nas diferentes fases da conceção do projeto, a fim de calcular com maior precisão as prioridades das ações e permitir importâncias relativas nulas ou uniformes provenientes das exigências do cliente. O preenchimento quantitativo da metodologia que substitui o qualitativo, de modo a reduzir os erros de preenchimento e interpretação da metodologia. Por fim, os resultados provenientes deste novo modelo são analisados e apresentados com recurso a uma ferramenta programada na linguagem PHP. |
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