Interesses profissionais em estudantes de Engenharia Civil: estudo com o Berufsbilder Test

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo-Silva, Lucy Leal
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toledo, Amanda Gonzalez de, Shimada, Milena, Taveira, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/72026
Resumo: Este estudo objetiva descrever o perfil de interesses profissionais de estudantes de Engenharia Civil e apresentar dois estudos de caso. Participaram 49 universitários brasileiros (35, 72% homens, 14, 28% mulheres) com idades entre 20 e 54 anos (M=26.10; DP=7.0). Dados quantitativos e qualitativos foram obtidos por meio do Berufsbilder Test de Achtnich (BBT-Br, versão brasileira, de Jacquemin). Dois estudos de caso são apresentados com base nos dados extraídos dos registros da entrevista semiestruturada. Os resultados mostram interesses por atividades relacionadas à racionalidade e ao pensamento lógico, condizentes ao curso de Engenharia. Entre os homens destacam-se interesses voltados para desafios e resolução de problemas e, entre as mulheres, para as relações interpessoais, corroborando evidência empírica. Em síntese, os interesses dos estudantes são congruentes com a área da Engenharia. Diferenças encontradas entre homens e mulheres foram consistentes com a literatura acerca de papéis e expectativas de gênero.
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spelling Interesses profissionais em estudantes de Engenharia Civil: estudo com o Berufsbilder TestVocational interests in Civil Engineering Students: study with the Berufsbilder TestInteresses profissionaisAvaliação psicológicaUniversitáriosEngenheirosGêneroVocational interestsPsychological assessmentCollege studentsEngineersGenderSocial SciencesEste estudo objetiva descrever o perfil de interesses profissionais de estudantes de Engenharia Civil e apresentar dois estudos de caso. Participaram 49 universitários brasileiros (35, 72% homens, 14, 28% mulheres) com idades entre 20 e 54 anos (M=26.10; DP=7.0). Dados quantitativos e qualitativos foram obtidos por meio do Berufsbilder Test de Achtnich (BBT-Br, versão brasileira, de Jacquemin). Dois estudos de caso são apresentados com base nos dados extraídos dos registros da entrevista semiestruturada. Os resultados mostram interesses por atividades relacionadas à racionalidade e ao pensamento lógico, condizentes ao curso de Engenharia. Entre os homens destacam-se interesses voltados para desafios e resolução de problemas e, entre as mulheres, para as relações interpessoais, corroborando evidência empírica. Em síntese, os interesses dos estudantes são congruentes com a área da Engenharia. Diferenças encontradas entre homens e mulheres foram consistentes com a literatura acerca de papéis e expectativas de gênero.This study aimed to describe the profile of vocational interests of Civil Engineering students and to present two case studies. Forty-nine Brazilian university students (35, 72% men, 14, 28% women), aged between 20 and 54 years old (M=26.10, SD=7.0), participated. Quantitative and qualitative data were obtained using the Brazilian version of the Berufsbilder Test (BBT-Br). Two case studies were presented based on data from the semi-structured interviews records. The results showed that both men and women expressed interests in activities related to rationality and logical thinking, consistent with the Engineering course. Among men, attention was focused on challenges and problem solving, and, among women, on interpersonal relationships, which corroborates empirical evidence. In summary, the students showed interests pertaining to the area of Engineering. Differences found between men and women were consistent with the literature on gender roles and expectations.- (undefined)Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP)Universidade do MinhoMelo-Silva, Lucy LealToledo, Amanda Gonzalez deShimada, MilenaTaveira, Maria do Céu2019-04-012019-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72026por1135-38482183-605110.21865/RIDEP51.2.15https://aidep.org/pt/ridepinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:30.969823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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