A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frandaloso, Jean Marcos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leite, Maria Alzira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.25755/int.29982
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.29982
Resumo: Objetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente.
id RCAP_94c4eaee6c4394b9f6c6bb203d8e94c1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento SignificativoA Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento SignificativoArtigosObjetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente.The aim of this article is to initiate a discussion of the concept of democracy from a perspective of realizing the constitutional right to education today, and also to discuss the use of digital information and communication technologies (TDIC) in the teaching and learning process. student learning. This research is based on a descriptive-explanatory methodology, based on literature. With this approach, we seek to verify to what extent the use of different technological artifacts can democratize the access of countless children, young people and adults to the Brazilian educational system. Libâneo Studies (1990); Demo (2009) and Saviani (2012, 2019) point to the need to democratize TDIC in the school environment and, concomitantly, to redefine teaching know-how.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.29982por1646-2335Frandaloso, Jean MarcosLeite, Maria Alzirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.252470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
title A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
spellingShingle A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
Frandaloso, Jean Marcos
Artigos
Frandaloso, Jean Marcos
Artigos
title_short A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
title_full A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
title_fullStr A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
title_full_unstemmed A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
title_sort A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
author Frandaloso, Jean Marcos
author_facet Frandaloso, Jean Marcos
Frandaloso, Jean Marcos
Leite, Maria Alzira
Leite, Maria Alzira
author_role author
author2 Leite, Maria Alzira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frandaloso, Jean Marcos
Leite, Maria Alzira
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Objetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.29982
url https://doi.org/10.25755/int.29982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822228314604961793
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25755/int.29982