A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.25755/int.29982 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.29982 |
Resumo: | Objetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente. |
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A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento SignificativoA Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento SignificativoArtigosObjetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente.The aim of this article is to initiate a discussion of the concept of democracy from a perspective of realizing the constitutional right to education today, and also to discuss the use of digital information and communication technologies (TDIC) in the teaching and learning process. student learning. This research is based on a descriptive-explanatory methodology, based on literature. With this approach, we seek to verify to what extent the use of different technological artifacts can democratize the access of countless children, young people and adults to the Brazilian educational system. Libâneo Studies (1990); Demo (2009) and Saviani (2012, 2019) point to the need to democratize TDIC in the school environment and, concomitantly, to redefine teaching know-how.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.29982por1646-2335Frandaloso, Jean MarcosLeite, Maria Alzirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.252470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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