A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Vera Lúcia Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6625
Resumo: O presente trabalho é o resultado do estudo realizado com quarenta alunos do Ensino Fundamental II e com um grupo de dez educandos, que são usuários e ex-usuários de crack, do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 10 até 60 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues de Monte Gordo, Distrito Municipal de Camaçari, Bahia, Brasil. Este enfoca em como a relevância da Informação, antes do acesso ao crack, pode evitar e controlar a disseminação do seu consumo na Escola, e, como a construção e aceitação da Informação pode incentivar o desenvolvimento do sentimento resiliente contra a sua utilização. A pesquisa se baseia no método qualitativo e na teoria participativa de Paulo Freire, Humberto Romesin Maturana e Francisco Javier Garcia Varela, assim como, em seus fundamentos teórico-pedagógicos, sendo que para a sua coleta de dados foi utilizado um questionário fechado aplicado com todo alunado e uma entrevista, sendo que, para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi aplicado este mesmo questionário somado com uma entrevista, quais deram as evidências da falta de informação sobre o crack e seus efeitos, antes do seu consumo, na escola. Congrega-se a esta pesquisa a formação do grupo de exercícios, designado como Roda da Palavra, onde os educandos praticam a Língua Portuguesa, através da aplicação de exercícios da leitura textuais de linguagem verbal e não verbal, formação de palavras, frases e elaboração de textos sobre o crack, objetivando a criação de uma cartilha contendo escritos de suas histórias experimentais e vivenciais com o crack, para que ela seja publicado na Escola e na comunidade, como mediador de informações reflexivas e preventivas sobre os efeitos devastadores da droga em questão e suas consequências sociais, culturais, psicoemocionais, fisiológicas e cognitivas.
id RCAP_94caccc115d6abdef837826090692ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, CamaçaríEscolaDrogasInformaçãoPrevençãoO presente trabalho é o resultado do estudo realizado com quarenta alunos do Ensino Fundamental II e com um grupo de dez educandos, que são usuários e ex-usuários de crack, do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 10 até 60 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues de Monte Gordo, Distrito Municipal de Camaçari, Bahia, Brasil. Este enfoca em como a relevância da Informação, antes do acesso ao crack, pode evitar e controlar a disseminação do seu consumo na Escola, e, como a construção e aceitação da Informação pode incentivar o desenvolvimento do sentimento resiliente contra a sua utilização. A pesquisa se baseia no método qualitativo e na teoria participativa de Paulo Freire, Humberto Romesin Maturana e Francisco Javier Garcia Varela, assim como, em seus fundamentos teórico-pedagógicos, sendo que para a sua coleta de dados foi utilizado um questionário fechado aplicado com todo alunado e uma entrevista, sendo que, para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi aplicado este mesmo questionário somado com uma entrevista, quais deram as evidências da falta de informação sobre o crack e seus efeitos, antes do seu consumo, na escola. Congrega-se a esta pesquisa a formação do grupo de exercícios, designado como Roda da Palavra, onde os educandos praticam a Língua Portuguesa, através da aplicação de exercícios da leitura textuais de linguagem verbal e não verbal, formação de palavras, frases e elaboração de textos sobre o crack, objetivando a criação de uma cartilha contendo escritos de suas histórias experimentais e vivenciais com o crack, para que ela seja publicado na Escola e na comunidade, como mediador de informações reflexivas e preventivas sobre os efeitos devastadores da droga em questão e suas consequências sociais, culturais, psicoemocionais, fisiológicas e cognitivas.The present work is the result of the study with forty elementary school students II and a group of ten students, who are users and former users of crack, the Elementary School II, Youth and Adults (EJA), in age from 10 to 60 years, the Municipal School Amelia Rodrigues de Monte Gordo, Municipal District of Camaçari, Bahia, Brazil. This focuses on the relevance of Information, before access to crack, can prevent and control the spread of their use in school, and as the construction and acceptance of information may encourage the development of feeling resilient against its use. The research is based on qualitative method and participatory theory of Paulo Freire, Romesin Humberto Maturana and Francisco Javier Garcia Varela, as well as in their theoretical and pedagogical, and for its collection of data was applied using a closed questionnaire with all student body and an interview, and for the students of Youth and Adults (EJA) was applied with the same questionnaire plus an interview, which gave evidence of the lack of information about the crack and its effects before use in School. Do you assemble this search to a group training exercise, known as the Word Wheel, where the students practice the Portuguese language through the application of textual reading exercises verbal and nonverbal, formation of words, phrases and development of texts about the crack, aiming to create a booklet containing written their stories with the experimental and experiential crack, for it to be published in the school and community, as a mediator of information and preventive reflective about the devastating effects of the drug in question and their social, cultural, psycho-emotional, physiological and cognitive.2016-10-17T10:18:46Z2016-10-17T00:00:00Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6625porMatos, Vera Lúcia Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:30.475130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
title A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
spellingShingle A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
Matos, Vera Lúcia Gomes de
Escola
Drogas
Informação
Prevenção
title_short A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
title_full A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
title_fullStr A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
title_full_unstemmed A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
title_sort A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
author Matos, Vera Lúcia Gomes de
author_facet Matos, Vera Lúcia Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Vera Lúcia Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Drogas
Informação
Prevenção
topic Escola
Drogas
Informação
Prevenção
description O presente trabalho é o resultado do estudo realizado com quarenta alunos do Ensino Fundamental II e com um grupo de dez educandos, que são usuários e ex-usuários de crack, do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 10 até 60 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues de Monte Gordo, Distrito Municipal de Camaçari, Bahia, Brasil. Este enfoca em como a relevância da Informação, antes do acesso ao crack, pode evitar e controlar a disseminação do seu consumo na Escola, e, como a construção e aceitação da Informação pode incentivar o desenvolvimento do sentimento resiliente contra a sua utilização. A pesquisa se baseia no método qualitativo e na teoria participativa de Paulo Freire, Humberto Romesin Maturana e Francisco Javier Garcia Varela, assim como, em seus fundamentos teórico-pedagógicos, sendo que para a sua coleta de dados foi utilizado um questionário fechado aplicado com todo alunado e uma entrevista, sendo que, para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi aplicado este mesmo questionário somado com uma entrevista, quais deram as evidências da falta de informação sobre o crack e seus efeitos, antes do seu consumo, na escola. Congrega-se a esta pesquisa a formação do grupo de exercícios, designado como Roda da Palavra, onde os educandos praticam a Língua Portuguesa, através da aplicação de exercícios da leitura textuais de linguagem verbal e não verbal, formação de palavras, frases e elaboração de textos sobre o crack, objetivando a criação de uma cartilha contendo escritos de suas histórias experimentais e vivenciais com o crack, para que ela seja publicado na Escola e na comunidade, como mediador de informações reflexivas e preventivas sobre os efeitos devastadores da droga em questão e suas consequências sociais, culturais, psicoemocionais, fisiológicas e cognitivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17T10:18:46Z
2016-10-17T00:00:00Z
2016-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6625
url http://hdl.handle.net/10348/6625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137109836038144