A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6625 |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado do estudo realizado com quarenta alunos do Ensino Fundamental II e com um grupo de dez educandos, que são usuários e ex-usuários de crack, do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 10 até 60 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues de Monte Gordo, Distrito Municipal de Camaçari, Bahia, Brasil. Este enfoca em como a relevância da Informação, antes do acesso ao crack, pode evitar e controlar a disseminação do seu consumo na Escola, e, como a construção e aceitação da Informação pode incentivar o desenvolvimento do sentimento resiliente contra a sua utilização. A pesquisa se baseia no método qualitativo e na teoria participativa de Paulo Freire, Humberto Romesin Maturana e Francisco Javier Garcia Varela, assim como, em seus fundamentos teórico-pedagógicos, sendo que para a sua coleta de dados foi utilizado um questionário fechado aplicado com todo alunado e uma entrevista, sendo que, para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi aplicado este mesmo questionário somado com uma entrevista, quais deram as evidências da falta de informação sobre o crack e seus efeitos, antes do seu consumo, na escola. Congrega-se a esta pesquisa a formação do grupo de exercícios, designado como Roda da Palavra, onde os educandos praticam a Língua Portuguesa, através da aplicação de exercícios da leitura textuais de linguagem verbal e não verbal, formação de palavras, frases e elaboração de textos sobre o crack, objetivando a criação de uma cartilha contendo escritos de suas histórias experimentais e vivenciais com o crack, para que ela seja publicado na Escola e na comunidade, como mediador de informações reflexivas e preventivas sobre os efeitos devastadores da droga em questão e suas consequências sociais, culturais, psicoemocionais, fisiológicas e cognitivas. |
id |
RCAP_94caccc115d6abdef837826090692ed3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, CamaçaríEscolaDrogasInformaçãoPrevençãoO presente trabalho é o resultado do estudo realizado com quarenta alunos do Ensino Fundamental II e com um grupo de dez educandos, que são usuários e ex-usuários de crack, do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 10 até 60 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues de Monte Gordo, Distrito Municipal de Camaçari, Bahia, Brasil. Este enfoca em como a relevância da Informação, antes do acesso ao crack, pode evitar e controlar a disseminação do seu consumo na Escola, e, como a construção e aceitação da Informação pode incentivar o desenvolvimento do sentimento resiliente contra a sua utilização. A pesquisa se baseia no método qualitativo e na teoria participativa de Paulo Freire, Humberto Romesin Maturana e Francisco Javier Garcia Varela, assim como, em seus fundamentos teórico-pedagógicos, sendo que para a sua coleta de dados foi utilizado um questionário fechado aplicado com todo alunado e uma entrevista, sendo que, para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi aplicado este mesmo questionário somado com uma entrevista, quais deram as evidências da falta de informação sobre o crack e seus efeitos, antes do seu consumo, na escola. Congrega-se a esta pesquisa a formação do grupo de exercícios, designado como Roda da Palavra, onde os educandos praticam a Língua Portuguesa, através da aplicação de exercícios da leitura textuais de linguagem verbal e não verbal, formação de palavras, frases e elaboração de textos sobre o crack, objetivando a criação de uma cartilha contendo escritos de suas histórias experimentais e vivenciais com o crack, para que ela seja publicado na Escola e na comunidade, como mediador de informações reflexivas e preventivas sobre os efeitos devastadores da droga em questão e suas consequências sociais, culturais, psicoemocionais, fisiológicas e cognitivas.The present work is the result of the study with forty elementary school students II and a group of ten students, who are users and former users of crack, the Elementary School II, Youth and Adults (EJA), in age from 10 to 60 years, the Municipal School Amelia Rodrigues de Monte Gordo, Municipal District of Camaçari, Bahia, Brazil. This focuses on the relevance of Information, before access to crack, can prevent and control the spread of their use in school, and as the construction and acceptance of information may encourage the development of feeling resilient against its use. The research is based on qualitative method and participatory theory of Paulo Freire, Romesin Humberto Maturana and Francisco Javier Garcia Varela, as well as in their theoretical and pedagogical, and for its collection of data was applied using a closed questionnaire with all student body and an interview, and for the students of Youth and Adults (EJA) was applied with the same questionnaire plus an interview, which gave evidence of the lack of information about the crack and its effects before use in School. Do you assemble this search to a group training exercise, known as the Word Wheel, where the students practice the Portuguese language through the application of textual reading exercises verbal and nonverbal, formation of words, phrases and development of texts about the crack, aiming to create a booklet containing written their stories with the experimental and experiential crack, for it to be published in the school and community, as a mediator of information and preventive reflective about the devastating effects of the drug in question and their social, cultural, psycho-emotional, physiological and cognitive.2016-10-17T10:18:46Z2016-10-17T00:00:00Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6625porMatos, Vera Lúcia Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:30.475130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
title |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
spellingShingle |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí Matos, Vera Lúcia Gomes de Escola Drogas Informação Prevenção |
title_short |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
title_full |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
title_fullStr |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
title_full_unstemmed |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
title_sort |
A informação e o uso do crack na escola: o caso da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Monte Gordo, Camaçarí |
author |
Matos, Vera Lúcia Gomes de |
author_facet |
Matos, Vera Lúcia Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Vera Lúcia Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Drogas Informação Prevenção |
topic |
Escola Drogas Informação Prevenção |
description |
O presente trabalho é o resultado do estudo realizado com quarenta alunos do Ensino Fundamental II e com um grupo de dez educandos, que são usuários e ex-usuários de crack, do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 10 até 60 anos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues de Monte Gordo, Distrito Municipal de Camaçari, Bahia, Brasil. Este enfoca em como a relevância da Informação, antes do acesso ao crack, pode evitar e controlar a disseminação do seu consumo na Escola, e, como a construção e aceitação da Informação pode incentivar o desenvolvimento do sentimento resiliente contra a sua utilização. A pesquisa se baseia no método qualitativo e na teoria participativa de Paulo Freire, Humberto Romesin Maturana e Francisco Javier Garcia Varela, assim como, em seus fundamentos teórico-pedagógicos, sendo que para a sua coleta de dados foi utilizado um questionário fechado aplicado com todo alunado e uma entrevista, sendo que, para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi aplicado este mesmo questionário somado com uma entrevista, quais deram as evidências da falta de informação sobre o crack e seus efeitos, antes do seu consumo, na escola. Congrega-se a esta pesquisa a formação do grupo de exercícios, designado como Roda da Palavra, onde os educandos praticam a Língua Portuguesa, através da aplicação de exercícios da leitura textuais de linguagem verbal e não verbal, formação de palavras, frases e elaboração de textos sobre o crack, objetivando a criação de uma cartilha contendo escritos de suas histórias experimentais e vivenciais com o crack, para que ela seja publicado na Escola e na comunidade, como mediador de informações reflexivas e preventivas sobre os efeitos devastadores da droga em questão e suas consequências sociais, culturais, psicoemocionais, fisiológicas e cognitivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17T10:18:46Z 2016-10-17T00:00:00Z 2016-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6625 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137109836038144 |