Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Luciana Mara Monti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tsai,Min Lun, Dias,Danielle Monteiro Vilela, Scochi,Carmen Garcinda Silvan, Fernandes,Ananda Maria, Martins,José Carlos Amado, Rodrigues,Manuel Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600015
Resumo: Contexto: Na educação, as tecnologias digitais têm elevada utilidade. Entre outros, o design emocional é central na satisfação do utilizador. Objetivos: Identificar as contribuições do design emocional na tecnologia educacional para saúde e enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa nas bases LILACS, MEDLINE, PsycINFO e IndexPsi, de 2001 a 2011, procurando publicações sobre design, emoção, tecnologia educacional, saúde e enfermagem. Construído o protocolo da revisão e realizada a categorização temática. Resultados: Pelos critérios de inclusão e exclusão foram considerados 5 estudos primários, em que 40% destes foram classificados como muito bons e 60% bons, de acordo com a capacidade de responder à questão norteadora. A maioria apresenta baixo nível de evidência. Da metassíntese qualitativa levantamos que o design da tecnologia auxilia na motivação do estudante e feedback da aprendizagem, possibilita a interação entre os estudantes e mediadores da aprendizagem e potencializa a ligação entre teoria e prática. Conclusão: Apesar de importante, a análise e discussão acerca do design emocional na tecnologia educacional é incipiente na saúde e enfermagem, sendo fundamental mais investigação.
id RCAP_94e369b88ddcb629e6fcb07c0dc7d703
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832015000600015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativainstrução por computadordesignemoçãotecnologia educacionalContexto: Na educação, as tecnologias digitais têm elevada utilidade. Entre outros, o design emocional é central na satisfação do utilizador. Objetivos: Identificar as contribuições do design emocional na tecnologia educacional para saúde e enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa nas bases LILACS, MEDLINE, PsycINFO e IndexPsi, de 2001 a 2011, procurando publicações sobre design, emoção, tecnologia educacional, saúde e enfermagem. Construído o protocolo da revisão e realizada a categorização temática. Resultados: Pelos critérios de inclusão e exclusão foram considerados 5 estudos primários, em que 40% destes foram classificados como muito bons e 60% bons, de acordo com a capacidade de responder à questão norteadora. A maioria apresenta baixo nível de evidência. Da metassíntese qualitativa levantamos que o design da tecnologia auxilia na motivação do estudante e feedback da aprendizagem, possibilita a interação entre os estudantes e mediadores da aprendizagem e potencializa a ligação entre teoria e prática. Conclusão: Apesar de importante, a análise e discussão acerca do design emocional na tecnologia educacional é incipiente na saúde e enfermagem, sendo fundamental mais investigação.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600015Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.6 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600015Fonseca,Luciana Mara MontiTsai,Min LunDias,Danielle Monteiro VilelaScochi,Carmen Garcinda SilvanFernandes,Ananda MariaMartins,José Carlos AmadoRodrigues,Manuel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:37Zoai:scielo:S0874-02832015000600015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:16.553091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
title Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
spellingShingle Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
Fonseca,Luciana Mara Monti
instrução por computador
design
emoção
tecnologia educacional
title_short Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
title_full Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
title_fullStr Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
title_full_unstemmed Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
title_sort Design emocional e as suas contribuições para a tecnologia educacional digital na saúde e na enfermagem: revisão integrativa
author Fonseca,Luciana Mara Monti
author_facet Fonseca,Luciana Mara Monti
Tsai,Min Lun
Dias,Danielle Monteiro Vilela
Scochi,Carmen Garcinda Silvan
Fernandes,Ananda Maria
Martins,José Carlos Amado
Rodrigues,Manuel Alves
author_role author
author2 Tsai,Min Lun
Dias,Danielle Monteiro Vilela
Scochi,Carmen Garcinda Silvan
Fernandes,Ananda Maria
Martins,José Carlos Amado
Rodrigues,Manuel Alves
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Luciana Mara Monti
Tsai,Min Lun
Dias,Danielle Monteiro Vilela
Scochi,Carmen Garcinda Silvan
Fernandes,Ananda Maria
Martins,José Carlos Amado
Rodrigues,Manuel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv instrução por computador
design
emoção
tecnologia educacional
topic instrução por computador
design
emoção
tecnologia educacional
description Contexto: Na educação, as tecnologias digitais têm elevada utilidade. Entre outros, o design emocional é central na satisfação do utilizador. Objetivos: Identificar as contribuições do design emocional na tecnologia educacional para saúde e enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa nas bases LILACS, MEDLINE, PsycINFO e IndexPsi, de 2001 a 2011, procurando publicações sobre design, emoção, tecnologia educacional, saúde e enfermagem. Construído o protocolo da revisão e realizada a categorização temática. Resultados: Pelos critérios de inclusão e exclusão foram considerados 5 estudos primários, em que 40% destes foram classificados como muito bons e 60% bons, de acordo com a capacidade de responder à questão norteadora. A maioria apresenta baixo nível de evidência. Da metassíntese qualitativa levantamos que o design da tecnologia auxilia na motivação do estudante e feedback da aprendizagem, possibilita a interação entre os estudantes e mediadores da aprendizagem e potencializa a ligação entre teoria e prática. Conclusão: Apesar de importante, a análise e discussão acerca do design emocional na tecnologia educacional é incipiente na saúde e enfermagem, sendo fundamental mais investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600015
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.6 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137313846984704