Práticas de responsabilidade social em PME's do sector automóvel no Parque Industrial de Vendas Novas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1294 |
Resumo: | Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações |
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Práticas de responsabilidade social em PME's do sector automóvel no Parque Industrial de Vendas NovasDesenvolvimento SustentávelResponsabilidade Social EmpresarialIndústria AutomóvelSustainable DevelopmentCorporate Social ResponsibilityAutomotive IndustryMestrado em Sociologia Económica e das OrganizaçõesA responsabilidade social empresarial surge como uma ferramenta ao serviço das empresas para darem a sua contribuição naquilo que deve ser uma relação de equilíbrio entre crescimento económico e desenvolvimento sustentado. O princípio do negócio sustentado reside no facto das empresas além de promoverem emprego e de gerarem riqueza, devem também antecipar e reconhecer as suas consequências, sejam elas positivas ou negativas, internas ou externas, locais ou globais. Neste sentido pretendemos com este estudo exploratório conhecer as práticas de responsabilidade social observadas em PME's ligadas à indústria automóvel situadas no Parque Industrial de Vendas Novas. Para contextualizar este objectivo fizemos um resumo de algumas iniciativas de desenvolvimento sustentável desenvolvidas no contexto da União Europeia e em Portugal. Passamos em revista os principais instrumentos de orientação para a recolha, análise e comunicação dos relatórios de sustentabilidade das empresas. Relatórios que têm a sua origem em práticas de responsabilidade social abrangendo a área económica, ambiental e social. Foram identificados alguns dos benefícios para as empresas na utilização desta ferramenta e apresentados resumos de cinco estudos efectuados em PME's sobre práticas de responsabilidade social. A metodologia utilizada foi o inquérito por questionário e tentamos ao mesmo tempo averiguar numa conversa informal quais são os benefícios, os obstáculos, os apoios e as motivações identificados pelos representantes das empresas na aplicação de práticas de RSE. Da análise dos dados sobressai que sendo a RSE um conceito dinâmico deve ser contextualizado e na realidade estudada é a dimensão interna aquela que mais impacto tem nas actividades das empresas nomeadamente a gestão dos seus recursos humanos, saúde e segurança no trabalho e a gestão do impacto ambiental. Na dimensão externa há a assinalar os clientes. Os empregados na dimensão interna, e os clientes na dimensão externa, são os key stakeholder identificados neste estudo em PME's do sector automóvel.Corporate social responsibility can be used by companies as an instrument to contribute to a balanced relationship between economic growth and sustainable development. The basis for sustainable business is not only to promote labour and produce wealth, but also to predict and acknowledge its consequences, whether positive or negative, internal or external, local or global. In this study we tried to evaluate social responsibility practices observed in Small and Medium Enterprises (SMEs) related to the automotive industry and located in Vendas Novas Industrial Park. First of all and to set a context to this goal, we summarised some sustainable development initiatives promoted in the European Union and in Portugal. We also reviewed the main instruments used to collect and analyze data for the companies' sustainable development reports, which assess social responsibility practices in economical, environmental and social areas. Some of the corporation benefits of using this instrument were also identified and summaries of five different studies in SMEs about corporate social responsibility were presented. The methodology used was the questionnaire as well as an informal interview to find out corporate representatives opinion on benefits, difficulties, support and motivation when trying to apply corporate social development practices. Corporate social responsibility is a dynamic concept that should be analysed in a particular context. In SMEs located in Vendas Novas Industrial Park related to the automotive industry. The main conclusions are that in internal dimension of this concept the most impact on companies are practices related with human resources management, work health and safety and environmental management. In external dimension of the concept are the customers. Key stakeholders of SMEs of automotive industry are employees and customers.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Maria João Nicolau dosRepositório da Universidade de LisboaDias, Maria Madalena Martins2009-10-06T14:51:07Z2009-012009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1294porDias, Maria Madalena Martins. 2009. "Práticas de responsabilidade social em PME's do sector automóvel no Parque Industrial de Vendas Novas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:27.602054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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