A arte op na arte pública em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/639 |
Resumo: | Tese de mestrado em Estudos Curatoriais - Temas de Arte Contemporâna, apresentada á Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2008 |
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A arte op na arte pública em PortugalArte públicaOp artTeses de mestradoTese de mestrado em Estudos Curatoriais - Temas de Arte Contemporâna, apresentada á Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2008O 2º volume da tese apenas pode ser consultado na Biblioteca da FBAULEsta investigação aborda o fenómeno da op art na arte pública em Portugal, para dar conta do seu alcance, depois de o situar histórica e artisticamente, e em particular através das obras do pintor e fotógrafo Eduardo Néry e do arquitecto Artur Rosa. Na I parte situam-se as origens da Op Art e o panorama internacional: Op Art é o nome reduzido de \201COptical Art\201D, que ficou definido numa conversa de G. Rickey com dois curadores do MoMA. O termo óptico refere-se a ilusões ópticas, sendo uma das mais utilizadas a criação de movimento, e neste sentido foi necessário a fundamentação da Op Art nos fenómenos da percepção visual através da psicologia da Gestalt. Na medida em que a Op art em Portugal se fixa na arte pública pareceu-nos fundamental uma abordagem sucinta dos principais problemas que envolvem este tipo de arte. Na II parte além do enquadramento do fenómeno Op na arte portuguesa, (anos 60) analisámos detalhadamente a obra de A. Rosa e E. Nery que são os seus grandes pioneiros e representantes. Primeiro investigámos a produção artística de Eduardo Nery ao nível da arte pública, em que a obra é inserta na arquitectura, e assim de acordo com as diferenças de tipologia formal e material propusemo-nos organizá-la em 9 grandes grupos. Quanto a Artur Rosa depois da caracterização dos principais conceitos básicos do seu trabalho, estudaram-se as obras de arte pública procedendo-se ao seu levantamentoTavares, Cristina Azevedo, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Pedro Miguel Alegria Lobo Pereira de2010-07-21T10:48:33Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegtext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/639porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000529141info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:25.218801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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