Memória do som e da paisagem: análise das paisagens sonoras de exceção em Portugal: o caso da COVID 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marco António Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13111
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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spelling Memória do som e da paisagem: análise das paisagens sonoras de exceção em Portugal: o caso da COVID 19Paisagem sonoraSomRuídoAcústicaComunicação áudioSoundscapeSoundNoiseAcousticAudio communicationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A exposição prolongada ao ruído afeta a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas em todo o mundo. Os tráfegos rodoviário, aéreo e industrial são as principais fontes de ruído nas grandes cidades das sociedades modernas. Desde os anos 70 do século XX, a Paisagem Sonora tem-se dedicado ao estudo de abordagens qualitativas multidisciplinares, tratando a questão do ruído (e do som), inserindo-o no respetivo contexto e nas diversas dimensões humanas que o envolvem. Na presente investigação descrevem-se as principais características do som, a sua perceção e memória, o conceito de paisagem sonora e as suas diferentes tipologias e classificações. Foi também realizada uma seleção de casos de estudo como paisagens sonoras de exceção em Portugal: A crise sísmica dos Açores em 1647, o terramoto em Lisboa em 1755 e as aluviões na Madeira (fenómeno que se tem verificado desde 1803 até ao presente). Dada a importância das alterações à Paisagem Sonora provocadas pela pandemia mundial da COVID-19, pretende-se aqui compreender que memória e perceção as pessoas têm sobre o som em tempos de exceção. Deste modo, desenvolveu-se um método para captar, gravar, medir e classificar os sons que ocorreram num período de quarentena (todo o Estado de Emergência e nos primeiros quinze dias do Estado de Calamidade) e realizaram-se inquéritos aos residentes no local das captações/ medições. A análise dos dados recolhidos permitiu uma melhor compreensão do modo como é percecionada a Paisagem Sonora em tempos de exceção e que alterações trouxe a pandemia da COVID-19 à Paisagem Sonora portuguesa.ABSTRACT: Prolonged exposure to noise affects the health and well-being of people around the world. Road, air and industrial traffic are the main sources of noise in large cities in modern societies. Since the 1970s, soundscape has been dedicated to the study of qualitative multidisciplinary approaches, addressing the issue of noise (and sound) by including this in the respective context and in the various human dimensions from which it evolves. We will address the main characteristics of sound, its perception and memory, the concept of soundscape and its different typologies and classifications. We have selected several case studies as exceptional soundscapes in Portugal. The seismic crisis in the Azores in 1647, the earthquake 1755 Lisbon earthquake as well as the floods in Madeira (a phenomenon that has occurred since 1803 through present times). Given the importance of the changes made to the soundscape due to the COVID-19 global pandemic, we intend to understand what memory and perception people have in relation to sound during these unique times. We created a method to capture, record, measure and classify sound during the quarantine period (the entirety of the State of Emergency as well as the first fifteen days of the State of Calamity). We conducted surveys of non-local residents of the fundraising / requirements. The analysis of the collected data brought a better understanding of how the Soundscape is perceived in unique times, and the changes caused by the pandemic of COVID-19 to the Portuguese Soundscape.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAbreu, João Gomes deRCIPLDias, Marco António Gonçalves2021-03-18T11:30:41Z2020-11-182020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13111TID:202579980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:07.115751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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