Coleções Patrimoniais e Instituições da Memória em Portugal: reflexão sobre o seu protagonismo na Construção do Conceito de património cultural (1974-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Maria de Aires Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/89160
Resumo: O presente trabalho pretende refletir sobre o protagonismo da relação entre as coleções patrimoniais e as instituições de memória portuguesas, na construção e redefinição do conceito de património cultural na contemporaneidade do panorama português, entre 1974 e 2018. Na dissecação deste vínculo, inscreve-se o levantamento das soluções de gestão de coleções, tendo em conta as opções de tratamento, preservação e difusão patrimonial, as estratégias de gestão, de curadoria e das políticas patrimoniais portuguesas face à conjuntura europeia. A reflexão é feita à luz da análise do percurso de um conjunto de coleções patrimoniais que são consideradas representativas das políticas patrimoniais nacionais deste período, São elas, a Coleção de Arte Contemporânea da Secretaria de Estado da Cultura, a Coleção do Banqueiro Jorge de Brito, o Espólio Pessoal de Diogo de Macedo, a Biblioteca de Estudos Humanísticos de José Pina Martins e a Coleção Joan Miró. Desenvolve-se a metodologia qualitativa, através de avaliação de múltiplos estudos de caso. Cada uma das coleções propostas é exposta e sintetizada em quadros de atributos. A criação de tabelas relacionais permite a avaliação das tipologias de coleções e de instituições de memória, assim como da sequência dos seus processos de gestão ou de curadoria. Esta análise reflete as problemáticas nucleares patrimoniais em cada coleção, o período cronológico em estudo, as características que classificam as coleções e o resultado da sua existência. Assinalam-se as diferenças de género e de classificação que subjazem à constituição das coleções e destacam-se os pontos de afinidade entre elas, elementos que formam o verdadeiro tecido da asserção do seu papel na construção da reflexão. Na interpretação dos dados, conclui-se que a relação entre as coleções patrimoniais e as instituições de memória portuguesas, durante o período cronológico em estudo, é profundamente marcada pela alteração dos seus paradigmas, evidente nas transformações decorridas em torno dos processos de gestão e de curadoria e pela modificação da natureza e do estabelecimento das instituições de memória. Por um lado, constata-se a transformação do paradigma da instituição de memória, perante a pressão da era digital 4.0, conduzindo ao redirecionamento das suas ações. Por outro, verifica-se a alteração do paradigma da coleção, através das possibilidades de tratamento e de difusão que se apresentam no novo contexto virtual, onde a curadoria de coleções se demonstra capital. Este resultado é partilhado com a conjuntura do espaço europeu, mas agudiza-se no contexto português, dada a constatação da ausência estrutural das políticas patrimoniais nas coleções institucionais, da relevância do papel das coleções privadas na constituição de coleções públicas e da dificuldade no mapeamento das coleções patrimoniais, das instituições de memória e dos respetivos processos de gestão e de curadoria.
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Na dissecação deste vínculo, inscreve-se o levantamento das soluções de gestão de coleções, tendo em conta as opções de tratamento, preservação e difusão patrimonial, as estratégias de gestão, de curadoria e das políticas patrimoniais portuguesas face à conjuntura europeia. A reflexão é feita à luz da análise do percurso de um conjunto de coleções patrimoniais que são consideradas representativas das políticas patrimoniais nacionais deste período, São elas, a Coleção de Arte Contemporânea da Secretaria de Estado da Cultura, a Coleção do Banqueiro Jorge de Brito, o Espólio Pessoal de Diogo de Macedo, a Biblioteca de Estudos Humanísticos de José Pina Martins e a Coleção Joan Miró. Desenvolve-se a metodologia qualitativa, através de avaliação de múltiplos estudos de caso. Cada uma das coleções propostas é exposta e sintetizada em quadros de atributos. A criação de tabelas relacionais permite a avaliação das tipologias de coleções e de instituições de memória, assim como da sequência dos seus processos de gestão ou de curadoria. Esta análise reflete as problemáticas nucleares patrimoniais em cada coleção, o período cronológico em estudo, as características que classificam as coleções e o resultado da sua existência. Assinalam-se as diferenças de género e de classificação que subjazem à constituição das coleções e destacam-se os pontos de afinidade entre elas, elementos que formam o verdadeiro tecido da asserção do seu papel na construção da reflexão. Na interpretação dos dados, conclui-se que a relação entre as coleções patrimoniais e as instituições de memória portuguesas, durante o período cronológico em estudo, é profundamente marcada pela alteração dos seus paradigmas, evidente nas transformações decorridas em torno dos processos de gestão e de curadoria e pela modificação da natureza e do estabelecimento das instituições de memória. Por um lado, constata-se a transformação do paradigma da instituição de memória, perante a pressão da era digital 4.0, conduzindo ao redirecionamento das suas ações. Por outro, verifica-se a alteração do paradigma da coleção, através das possibilidades de tratamento e de difusão que se apresentam no novo contexto virtual, onde a curadoria de coleções se demonstra capital. Este resultado é partilhado com a conjuntura do espaço europeu, mas agudiza-se no contexto português, dada a constatação da ausência estrutural das políticas patrimoniais nas coleções institucionais, da relevância do papel das coleções privadas na constituição de coleções públicas e da dificuldade no mapeamento das coleções patrimoniais, das instituições de memória e dos respetivos processos de gestão e de curadoria.The present essay is aimed at reflecting on the prominence of the relation between the Portuguese heritage collections and memory institutions, in the construction and reestablishment of the concept of cultural heritage in the timeliness of the Portuguese context, between 1974 and 2018. The scope of the dissection of such connection includes the mapping of the collection management solutions, bearing in mind the heritage’s processing, preservation and dissemination options, the strategies regarding the management, the curating and the Portuguese heritage policies in the light of the European environment. Such a reflection is carried out pursuant to the analysis of the itinerary of a set of heritage collections which are deemed representative of the domestic heritage policies of the present period, and these are the Contemporary Art Collection of Secretaria de Estado da Cultura, the Collection of the Banker Jorge de Brito, the Personal Archive of Diogo de Macedo, the Humanistic Studies Library of José de Pina Martins and the Joan Miró Collection. It develops the qualitative methodology, by means of the assessment of several case studies. Each one of the proposed collections is displayed in tables of attributes, in which the research on each one of them is summarised. The creation of relational tables allows for the assessment of collections and memory institutions’ typologies, as well as the sequence of the corresponding management or curating processes. The relational analysis reflects the heritage fundamental issues regarding each one of the collections, the chronological period under study, the features which classify the collections and the results deriving from their existence. It is possible to emphasise gender and classification disparities which make up the formation of the collections and to highlight the affinity points among them, the elements which compose the true fabric of the utterance of their function in the construction of the said reflection. In the context of the interpretation of the data, it is possible to conclude that the relation between the Portuguese heritage collections and memory institutions, in the course of the chronological period under study, is deeply affected by the change of their paradigms, which is patent in light of the transformations which have occurred around the management and curating processes and by modifying the nature and incorporation of memory institutions. On the one hand, there is a transformation of the memory institution paradigm, in light of the pressure of the 4.0 digital era, which leads to the rerouting of its actions. On the other hand, there is a change in the collection paradigm, by means of the possibilities of processing and diffusion which present themselves in the new virtual context, in which the curating of collections proves to be paramount. Such a result is shared with the European space’s environment, but is heightened in the Portuguese context, given the observation of a structural absence regarding the heritage policies on institutional collections, the relevance of the private collections’ function in the formation of public collections and the struggles in mapping heritage collections, memory institutions and their corresponding management and curating processes.Telo, Paula Alexandra Ochôa de CarvalhoRUNCarmo, Maria de Aires Silva2019-12-03T11:35:59Z2019-10-222019-12-032019-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/89160TID:202293564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:39:38Zoai:run.unl.pt:10362/89160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:56.839394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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