A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47954 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Património e Turismo Cultural |
id |
RCAP_950e270fbd067467255a3a37e3f8211b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em BragaThe online communication of heritage: the case of museum of archeology D. Diogo de Sousa and Biscainhos Museum, in BragaWeb 2.0MuseusComunicação onlineMedias sociaisMuseologiaMuseumsOnline communicationSocial mediasMuseologyCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Património e Turismo CulturalO presente relatório traduz os resultados de um estágio efetuado no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e no Museu dos Biscainhos, inserido no segundo ano do Mestrado em Património e Turismo Cultural da Universidade do Minho. O objetivo deste Estágio foi analisar a comunicação online levada a cabo pelas instituições museológicas, assim como o recurso às redes sociais como forma de aproximação do Museu às pessoas. Deste modo, o presente relatório pretende dar a conhecer a realidade da comunicação online dos museus portugueses, tanto a nível dos conteúdos disponibilizados nos seus websites como através da utilização dos medias sociais. Na realidade, owebsite das instituições museológicas, assim como os medias socias utilizados, são uma importante forma de comunicação com os públicos do museu. A concretização destes objetivos foi realizada a partir da análise dos conteúdos disponibilizados pelos museus portugueses, assim como pelas ferramentas de Web 2.0 utilizadas para a partilha de novidades e dinamização das atividades. Desta forma foi criada uma grelha de análise que foi aplicada posteriormente aos museus da Rede Portuguesa de Museus. Esta grelha tem quatro dimensões: identificação; conteúdo geral; serviço educativo; Web 2.0. Com o objetivo de identificar boas práticas a nível internacional e de proceder a análise comparativas, a mesma grelha foi aplicada a 20 museus estrangeiros. Ainda, com o intuito de perceber as expectativas dos visitantes em relação aos museus e os medias digitais foi elaborado um questionário com três componentes principais de análise: perfil dos inquiridos; presença online e relação com os museus. Desta forma, pretende-se compreender quais as oportunidades e dificuldades no que diz respeito à comunicação online levada a cabo pelas estruturas museológicas, nomeadamente dos museus D. Diogo de Sousa e Biscainhos. Trata-se de entender aquilo que já foi feito neste campo, mas também aquilo que ainda é necessário fazer para melhorar a presença dos museus na web.This report show us the results of an internship at the museum of archeology D. Diogo de Sousa. It is a part of the second year of the master’sdegree in Heritage and Cultural Tourism at Minho University. The intention of this report was in one hand to analyze the online communication carried out by the museums, and in the other hand to know how the use of social networks is a way to bring peoplecloser to the museums. This report has the purpose of showing the truth behind the online communication in the Portuguese museums: how they communicate throughout the contents available in their websites and how they keep communicating using social media. Actually museums websites as well as the social media used by them are a great way of communication between museums and their public. To accomplish those objectives it was required to analyze the contents available by Portuguese museums and the Web 2.0 tools used for the share of news and for the creation of different kind of activities. For these purpose was created a chart that was later used with the museums of the Portuguese museums organization. These chart has four different pillars: identification; general content; educational service; Web 2.0. With the purpose of identifying good practices on an international level and to proceed to comparative analysis, the same chart was applied to 20 different foreign museums. Also, a survey with different analysis elements (respondents profile, online presence and connection with the museum) was made with the goal of knowing what were the visitors expectations towards the museums and digital media. The intention of this is to understand the chances and difficulties of online communication used by the museums, especially D. Diogo de Sousa and Biscainhos museums. It is essential to comprehend what was already done in this field but also what must be done to improve the museums attendance online.Ribeiro, Maria do Carmo FrancoSá, AlbertoUniversidade do MinhoRibeiro, Susana Patrícia Sousa20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47954por201681331info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:38.011814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga The online communication of heritage: the case of museum of archeology D. Diogo de Sousa and Biscainhos Museum, in Braga |
title |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga |
spellingShingle |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga Ribeiro, Susana Patrícia Sousa Web 2.0 Museus Comunicação online Medias sociais Museologia Museums Online communication Social medias Museology Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga |
title_full |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga |
title_fullStr |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga |
title_full_unstemmed |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga |
title_sort |
A comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga |
author |
Ribeiro, Susana Patrícia Sousa |
author_facet |
Ribeiro, Susana Patrícia Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria do Carmo Franco Sá, Alberto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Susana Patrícia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Museus Comunicação online Medias sociais Museologia Museums Online communication Social medias Museology Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Web 2.0 Museus Comunicação online Medias sociais Museologia Museums Online communication Social medias Museology Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Património e Turismo Cultural |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/47954 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/47954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201681331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132328439578624 |