O envolvimento parental na ação educativa escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Helena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pires, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12012
Resumo: No presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola.
id RCAP_95116e6e7ec825160b5576e1d480374a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental na ação educativa escolarRelação escola-famíliaEnvolvimento parentalCaderneta escolarNo presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGalvão, HelenaPires, Carlos2020-07-07T08:43:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12012porGalvão, H., Pires, M. P. (2017) O envolvimento parental na ação educativa escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (146-155) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.109922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental na ação educativa escolar
title O envolvimento parental na ação educativa escolar
spellingShingle O envolvimento parental na ação educativa escolar
Galvão, Helena
Relação escola-família
Envolvimento parental
Caderneta escolar
title_short O envolvimento parental na ação educativa escolar
title_full O envolvimento parental na ação educativa escolar
title_fullStr O envolvimento parental na ação educativa escolar
title_full_unstemmed O envolvimento parental na ação educativa escolar
title_sort O envolvimento parental na ação educativa escolar
author Galvão, Helena
author_facet Galvão, Helena
Pires, Carlos
author_role author
author2 Pires, Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Helena
Pires, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Envolvimento parental
Caderneta escolar
topic Relação escola-família
Envolvimento parental
Caderneta escolar
description No presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-07-07T08:43:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12012
url http://hdl.handle.net/10400.21/12012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Galvão, H., Pires, M. P. (2017) O envolvimento parental na ação educativa escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (146-155) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-8912-00-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470163730432