O envolvimento parental na ação educativa escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12012 |
Resumo: | No presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola. |
id |
RCAP_95116e6e7ec825160b5576e1d480374a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento parental na ação educativa escolarRelação escola-famíliaEnvolvimento parentalCaderneta escolarNo presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGalvão, HelenaPires, Carlos2020-07-07T08:43:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12012porGalvão, H., Pires, M. P. (2017) O envolvimento parental na ação educativa escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (146-155) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.109922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
title |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
spellingShingle |
O envolvimento parental na ação educativa escolar Galvão, Helena Relação escola-família Envolvimento parental Caderneta escolar |
title_short |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
title_full |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
title_fullStr |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
title_full_unstemmed |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
title_sort |
O envolvimento parental na ação educativa escolar |
author |
Galvão, Helena |
author_facet |
Galvão, Helena Pires, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Helena Pires, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Envolvimento parental Caderneta escolar |
topic |
Relação escola-família Envolvimento parental Caderneta escolar |
description |
No presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-07-07T08:43:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12012 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Galvão, H., Pires, M. P. (2017) O envolvimento parental na ação educativa escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (146-155) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-8912-00-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133470163730432 |