Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/h2d.2908 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19. |
id |
RCAP_951e9e73951da6c105dbfea10b95c863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentesBasic online education: reframing teaching itineraries and practicesArtigosEste artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19.This article aims to describe implementing the process of innovation skills, associated to the BNCC guidelines from the Innopeda® pedagogical strategy. In this sense, this description will start in managers, coordinators and teachers training, conducted by the team Finnish University of Turku, and go all the way to the application of this methodological set, summarized in this work, ending with the interdisciplinary project Paraibando, which involves the disciplines of Geography, History, Portuguese and Arts. From this itinerary, we will also describe the transition from face-to-face to online teaching, discussing challenges and solutions we found in our journey to achieve a meaningful learning that develops competencies and skills in the context of the Covid-19 pandemic.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2908por2184-562XMolina, Fernanda Marisa PereiraPiispa, JulianaNóbrega, Lucas GomesMiranda, LuísCatoira, Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55Zoai:journals.uminho.pt:article/2908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.643037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes Basic online education: reframing teaching itineraries and practices |
title |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes |
spellingShingle |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes Molina, Fernanda Marisa Pereira Artigos |
title_short |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes |
title_full |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes |
title_fullStr |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes |
title_sort |
Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes |
author |
Molina, Fernanda Marisa Pereira |
author_facet |
Molina, Fernanda Marisa Pereira Piispa, Juliana Nóbrega, Lucas Gomes Miranda, Luís Catoira, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Piispa, Juliana Nóbrega, Lucas Gomes Miranda, Luís Catoira, Thaís |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Fernanda Marisa Pereira Piispa, Juliana Nóbrega, Lucas Gomes Miranda, Luís Catoira, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/h2d.2908 |
url |
https://doi.org/10.21814/h2d.2908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-562X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999004925952 |