Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Fernanda Marisa Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Piispa, Juliana, Nóbrega, Lucas Gomes, Miranda, Luís, Catoira, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2908
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19.
id RCAP_951e9e73951da6c105dbfea10b95c863
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentesBasic online education: reframing teaching itineraries and practicesArtigosEste artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19.This article aims to describe implementing the process of innovation skills, associated to the BNCC guidelines from the Innopeda® pedagogical strategy. In this sense, this description will start in managers, coordinators and teachers training, conducted by the team Finnish University of Turku, and go all the way to the application of this methodological set, summarized in this work, ending with the interdisciplinary project Paraibando, which involves the disciplines of Geography, History, Portuguese and Arts. From this itinerary, we will also describe the transition from face-to-face to online teaching, discussing challenges and solutions we found in our journey to achieve a meaningful learning that develops competencies and skills in the context of the Covid-19 pandemic.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2908por2184-562XMolina, Fernanda Marisa PereiraPiispa, JulianaNóbrega, Lucas GomesMiranda, LuísCatoira, Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55Zoai:journals.uminho.pt:article/2908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.643037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
Basic online education: reframing teaching itineraries and practices
title Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
spellingShingle Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
Molina, Fernanda Marisa Pereira
Artigos
title_short Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
title_full Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
title_fullStr Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
title_full_unstemmed Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
title_sort Educação básica online: ressignificar itinerários e práticas docentes
author Molina, Fernanda Marisa Pereira
author_facet Molina, Fernanda Marisa Pereira
Piispa, Juliana
Nóbrega, Lucas Gomes
Miranda, Luís
Catoira, Thaís
author_role author
author2 Piispa, Juliana
Nóbrega, Lucas Gomes
Miranda, Luís
Catoira, Thaís
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Fernanda Marisa Pereira
Piispa, Juliana
Nóbrega, Lucas Gomes
Miranda, Luís
Catoira, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo tem como objetivo apresentar de forma descritiva o processo de implementação das competências de inovação, aliadas às diretrizes da BNCC a partir da estratégia pedagógica Innopeda®.. Neste sentido, esta descrição iniciará no treinamento dos gestores, coordenadores e docentes, realizado pela equipe finlandesa da TUAS - Turku University of Applied Sciences, fazendo seu percurso até a aplicação desse conjunto metodológico, sintetizado aqui neste trabalho, finalizando com o projeto interdisciplinar Paraibando, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Português e Artes. A partir deste trajeto, apresentaremos também o processo de transição do ensino presencial para o ensino on-line, discutindo os desafios e as soluções enfrentados em nossa jornada para alcançar uma aprendizagem significativa que desenvolva competências e habilidades diante do contexto da pandemia de Covid-19.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2908
url https://doi.org/10.21814/h2d.2908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999004925952