Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2716 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e refere-se aos estágios realizados no âmbito do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da mesma escola, que decorreram no Serviço de Intervenção Intensiva do Hospital de Magalhães Lemos e no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria entre 5 de Março e 17 de Julho de 2012. Este trabalho teve como objetivos efetuar uma reflexão crítica fundamentada sobre o desenvolvimento das competências especializadas e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. Realizámos uma breve contextualização dos serviços onde decorreram os estágios, à luz do referencial para a acreditação dos contextos da prática clínica, seguida de uma análise fundamentada e crítico-reflexiva das competências desenvolvidas em ensino clínico tendo como referência os regulamentos n.º 122/2011 e 129/2011 de 18 de Fevereiro. Apresentámos ainda um estudo de investigação, realizado com o objetivo de conhecer o impacto de uma intervenção de promoção da esperança em indivíduos com comportamentos suicidários. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, quaseexperimental, do tipo pré-teste – pós teste, sem grupo de controlo. A intervenção versa a promoção da esperança e a redução da desesperança. É composta de 3 sessões, uma das quais face-a-face, no serviço de urgência, no momento da alta, as seguintes efetuadas por através de contacto telefónico, 1 e 3 semanas após a alta. Os resultados obtidos não são extrapoláveis, mas podem potenciar o surgimento de novas formas de intervenção especializada em enfermagem de saúde mental |
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Relatório de estágioSubindo a escada do conhecimento em enfermagem de saúde mentalEnfermagemSaúde mentalTentativa de suicídioEsperançaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e refere-se aos estágios realizados no âmbito do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da mesma escola, que decorreram no Serviço de Intervenção Intensiva do Hospital de Magalhães Lemos e no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria entre 5 de Março e 17 de Julho de 2012. Este trabalho teve como objetivos efetuar uma reflexão crítica fundamentada sobre o desenvolvimento das competências especializadas e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. Realizámos uma breve contextualização dos serviços onde decorreram os estágios, à luz do referencial para a acreditação dos contextos da prática clínica, seguida de uma análise fundamentada e crítico-reflexiva das competências desenvolvidas em ensino clínico tendo como referência os regulamentos n.º 122/2011 e 129/2011 de 18 de Fevereiro. Apresentámos ainda um estudo de investigação, realizado com o objetivo de conhecer o impacto de uma intervenção de promoção da esperança em indivíduos com comportamentos suicidários. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, quaseexperimental, do tipo pré-teste – pós teste, sem grupo de controlo. A intervenção versa a promoção da esperança e a redução da desesperança. É composta de 3 sessões, uma das quais face-a-face, no serviço de urgência, no momento da alta, as seguintes efetuadas por através de contacto telefónico, 1 e 3 semanas após a alta. Os resultados obtidos não são extrapoláveis, mas podem potenciar o surgimento de novas formas de intervenção especializada em enfermagem de saúde mentalGomes, José Carlos RodriguesIC-OnlineGomes, João Manuel Ferreira2017-08-30T14:07:48Z2015-03-042015-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2716TID:201730154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:01.065538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e refere-se aos estágios realizados no âmbito do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da mesma escola, que decorreram no Serviço de Intervenção Intensiva do Hospital de Magalhães Lemos e no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria entre 5 de Março e 17 de Julho de 2012. Este trabalho teve como objetivos efetuar uma reflexão crítica fundamentada sobre o desenvolvimento das competências especializadas e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. Realizámos uma breve contextualização dos serviços onde decorreram os estágios, à luz do referencial para a acreditação dos contextos da prática clínica, seguida de uma análise fundamentada e crítico-reflexiva das competências desenvolvidas em ensino clínico tendo como referência os regulamentos n.º 122/2011 e 129/2011 de 18 de Fevereiro. Apresentámos ainda um estudo de investigação, realizado com o objetivo de conhecer o impacto de uma intervenção de promoção da esperança em indivíduos com comportamentos suicidários. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, quaseexperimental, do tipo pré-teste – pós teste, sem grupo de controlo. A intervenção versa a promoção da esperança e a redução da desesperança. É composta de 3 sessões, uma das quais face-a-face, no serviço de urgência, no momento da alta, as seguintes efetuadas por através de contacto telefónico, 1 e 3 semanas após a alta. Os resultados obtidos não são extrapoláveis, mas podem potenciar o surgimento de novas formas de intervenção especializada em enfermagem de saúde mental |
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