A avaliação das pontes no contexto dos sistemas de gestão de obras de arte
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3484 |
Resumo: | A comunicação apresenta e compara duas metodologias de classificação de pontes rodoviárias que podem ser usadas no âmbito de um Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA): uma adoptada em Portugal pelas Estradas de Portugal e outra adoptada nos Estados Unidos da América pelo departamento de Transportes da “Federal Highway Administration (FHWA)”. A partir da apresentação e comparação dos resultados obtidos na aplicação dessas metodologias de classificação a um conjunto de pontes actualmente em funcionamento no Distrito de Viana do Castelo, nos anos de 2003 e 2008, são evidenciadas as principais diferenças entre ambas e são tecidas algumas considerações relativas às suas correspondências. Efectuando uma análise comparativa dos resultados obtidos para uma mesma ponte no ano de 2003 e no ano de 2008 são ainda feitas algumas observações relativas à evolução do estado das mesmas num período de cinco anos, o período que usualmente é considerado para a periodicidade das inspecções principais. Ainda a partir dos resultados obtidos na classificação de um conjunto de pontes pelas duas metodologias de avaliação consideradas, são também discutidas algumas variações inerentes à subjectividade inerente à inspecção, ao inspector e às próprias classificações. Para incrementar a qualidade da informação recolhida e estimada com base nas inspecções, é feita uma reflexão final sobre alguns dos mecanismos que poderão ser usados para objectivar a avaliação das pontes num contexto de um SGOA, tendo em vista um incremento da fiabilidade dos seus resultados finais. |
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