Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/280 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Etologia |
id |
RCAP_9546a3e9452d9fa0e2474e301f4dfe49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção socialEtologiaDissertação de Mestrado em EtologiaO presente trabalho tem como objectivo aprofundar o estudo da organização social, no sentido de compreender como se coordenam as estruturas base que a formam. Neste sentido, fomos estudar a organização social de um grupo de crianças em idade preescolar (N=24). Para o efeito registaram-se três categorias de comportamento, Afiliativo, através do registo da proximidade em relação ao vizinho mais próximo; de Dominância, através de registo de comportamentos agonisticos; e de Atenção, através do registo da direcção dos olhares. Os resultados obtidos revelam-nos que todas as estruturas se demarcam entre si após um período inicial confuso. A primeira estrutura a impôr-se no grupo é a estrutura de dominância, que se estabelece devido à ecologia do grupo, e confirma-se que após o seu aparecimento existe uma redução da quantidade de agressão aberta entre os membros do grupo, funcionando esta estrutura como um mecanismo regulador, O estudo da estrutura afilitiva valida mais uma vez a proximidade espacial como medida adequada para a estabelecer. Esta estrutura impõe-se numa segunda fase, mas de certa forma em simultâneo com a estrutura de dominância, sendo constrangida tanto pela ecologia do grupo, como pela estrutura já imposta. Demonstra-se que as duas estruturas são a base de funcionamento da organização social, e que se coordenam entre si de forma a regularem os diferentes contextos, permitindo o aparecimento de novas estruturas. O seu relacionamento passa por um balanceamento constante, existindo por vezes situações de "alianças agressivas", o que nos permite verificar a estreita ligação entre as diferentes estruturas. O estudo da estrutura da atenção social, demonstrou que esta é também uma estrutura importante na organização social do grupo, aparecendo em simultâneo com o reconhecimento da hierarquia. Quando está estabelecida, a atenção relaciona-se preferencialmente com a estrutura afiliativa. Esta relação serve de limite social para a aquisição de informação, ligando desta forma as estruturas coesivas à aprendizagem e ao desenvolvimento social da criança, isto é, a sua adaptação ao meio social. Neste estudo confirma-se ainda que a organização social num grupo de crianças de idade preescolar, está dependente de uma quantidade de variáveis tais como: a ecologia do grupo, o seu ambiente, a idade média das crianças, as suas capacidades cognitivas, o tempo de experiência e de contacto com diferentes pares.Instituto Superior de Psicologia AplicadaSantos, António JoséRepositório do ISPAAlcobia, Palmira Jorge2010-12-21T12:15:57Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:25.154047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
title |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
spellingShingle |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social Alcobia, Palmira Jorge Etologia |
title_short |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
title_full |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
title_fullStr |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
title_full_unstemmed |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
title_sort |
Análise da organização do comportamento social de um grupo de crianças em meio pré-escolar: Estruturas afiliativa, de dominância e de atenção social |
author |
Alcobia, Palmira Jorge |
author_facet |
Alcobia, Palmira Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, António José Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcobia, Palmira Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etologia |
topic |
Etologia |
description |
Dissertação de Mestrado em Etologia |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01T00:00:00Z 1996-01-01T00:00:00Z 2010-12-21T12:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/280 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130045053140992 |