GreenDriving
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3782 |
Resumo: | O presente documento descreve o período de estágio curricular no âmbito do ano final de Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, durante o qual foi desenvolvida uma aplicação de apoio à eficiência energética de frotas de veículos. Foram desenvolvidas duas arquiteturas para realizar este projeto. Uma arquitetura recorre a um microcontrolador Bluetooth ELM327 que traduz a interface OBD (on-board diagnostics) presente na maioria dos veículos atuais. A outra recorre a uma caixa proprietária da entidade de acolhimento denominada MK3 que se conecta a um tablet Android através de uma porta serial. A informação recolhida é então tratada, transformada e apresentada em tempo real num dispositivo móvel Android. Essa informação é subdividida em 3 principais âmbitos, informação em tempo real, estatísticas e códigos de diagnostico do veículo. Existe atualmente um protótipo funcional que será colocado nos dispositivos alvo, encontrando-se numa fase pré testes de aceitação por parte dos motoristas. Com esta plataforma, a Tecmic espera reforçar a sua posição no mercado relativo a software de eficiência energética, em que os seus clientes poderão usufruir de uma poupança de combustível até 20%. |
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GreenDrivingAplicação móvelGreenDrivingEficiência energéticaOtimizaçãoCombustívelPoupançaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaO presente documento descreve o período de estágio curricular no âmbito do ano final de Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, durante o qual foi desenvolvida uma aplicação de apoio à eficiência energética de frotas de veículos. Foram desenvolvidas duas arquiteturas para realizar este projeto. Uma arquitetura recorre a um microcontrolador Bluetooth ELM327 que traduz a interface OBD (on-board diagnostics) presente na maioria dos veículos atuais. A outra recorre a uma caixa proprietária da entidade de acolhimento denominada MK3 que se conecta a um tablet Android através de uma porta serial. A informação recolhida é então tratada, transformada e apresentada em tempo real num dispositivo móvel Android. Essa informação é subdividida em 3 principais âmbitos, informação em tempo real, estatísticas e códigos de diagnostico do veículo. Existe atualmente um protótipo funcional que será colocado nos dispositivos alvo, encontrando-se numa fase pré testes de aceitação por parte dos motoristas. Com esta plataforma, a Tecmic espera reforçar a sua posição no mercado relativo a software de eficiência energética, em que os seus clientes poderão usufruir de uma poupança de combustível até 20%.Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesIC-OnlineTorres, Luís Henrique Santos2019-01-28T14:08:47Z2018-11-082018-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3782TID:202161536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.241446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente documento descreve o período de estágio curricular no âmbito do ano final de Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, durante o qual foi desenvolvida uma aplicação de apoio à eficiência energética de frotas de veículos. Foram desenvolvidas duas arquiteturas para realizar este projeto. Uma arquitetura recorre a um microcontrolador Bluetooth ELM327 que traduz a interface OBD (on-board diagnostics) presente na maioria dos veículos atuais. A outra recorre a uma caixa proprietária da entidade de acolhimento denominada MK3 que se conecta a um tablet Android através de uma porta serial. A informação recolhida é então tratada, transformada e apresentada em tempo real num dispositivo móvel Android. Essa informação é subdividida em 3 principais âmbitos, informação em tempo real, estatísticas e códigos de diagnostico do veículo. Existe atualmente um protótipo funcional que será colocado nos dispositivos alvo, encontrando-se numa fase pré testes de aceitação por parte dos motoristas. Com esta plataforma, a Tecmic espera reforçar a sua posição no mercado relativo a software de eficiência energética, em que os seus clientes poderão usufruir de uma poupança de combustível até 20%. |
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