Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isabel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/184
Resumo: Ao entrar para a escola a criança vê-se confrontada com novos problemas e desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola. O estudo longitudinal que se sintetiza pretende contribuir para a reflexão sobre os problemas que resultam da falta de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. A investigação foi conduzida em duas etapas: na primeira pretendeu-se analisar as diferentes expectativas de educadoras de infância e de professoras do 1ºciclo face ao percurso escolar das crianças que transitam do jardim de infância para a escola; numa segunda etapa, seguimos a trajectória escolar de uma coorte de 30 crianças, sinalizadas no fim da frequência da educação pré-escolar em termos de provável sucesso ou insucesso na escola. O princípio organizador do trabalho foi a comparação dos critérios de sucesso escolar de educadoras de infância e de professoras do 1º ciclo. A par da constatação de um percurso escolar de sucesso para a grande maioria das crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas qualidades mais ou menos valorizadas nas crianças que sustentam diferentes práticas em cada uma das etapas.
id RCAP_95682c246b82aa8cf0e9fb459985dfd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunosCriançaAlunoClivagemExpectativaAvaliaçãoTransiçãoAo entrar para a escola a criança vê-se confrontada com novos problemas e desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola. O estudo longitudinal que se sintetiza pretende contribuir para a reflexão sobre os problemas que resultam da falta de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. A investigação foi conduzida em duas etapas: na primeira pretendeu-se analisar as diferentes expectativas de educadoras de infância e de professoras do 1ºciclo face ao percurso escolar das crianças que transitam do jardim de infância para a escola; numa segunda etapa, seguimos a trajectória escolar de uma coorte de 30 crianças, sinalizadas no fim da frequência da educação pré-escolar em termos de provável sucesso ou insucesso na escola. O princípio organizador do trabalho foi a comparação dos critérios de sucesso escolar de educadoras de infância e de professoras do 1º ciclo. A par da constatação de um percurso escolar de sucesso para a grande maioria das crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas qualidades mais ou menos valorizadas nas crianças que sustentam diferentes práticas em cada uma das etapas.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRodrigues, Isabel2010-10-21T22:14:47Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/184porRODRIGUES, Isabel - Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos.Revista Interacções. N.º 1 ( 2005), p. 7-241646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:48Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:51.978536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
title Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
spellingShingle Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
Rodrigues, Isabel
Criança
Aluno
Clivagem
Expectativa
Avaliação
Transição
title_short Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
title_full Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
title_fullStr Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
title_full_unstemmed Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
title_sort Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos
author Rodrigues, Isabel
author_facet Rodrigues, Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Aluno
Clivagem
Expectativa
Avaliação
Transição
topic Criança
Aluno
Clivagem
Expectativa
Avaliação
Transição
description Ao entrar para a escola a criança vê-se confrontada com novos problemas e desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola. O estudo longitudinal que se sintetiza pretende contribuir para a reflexão sobre os problemas que resultam da falta de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. A investigação foi conduzida em duas etapas: na primeira pretendeu-se analisar as diferentes expectativas de educadoras de infância e de professoras do 1ºciclo face ao percurso escolar das crianças que transitam do jardim de infância para a escola; numa segunda etapa, seguimos a trajectória escolar de uma coorte de 30 crianças, sinalizadas no fim da frequência da educação pré-escolar em termos de provável sucesso ou insucesso na escola. O princípio organizador do trabalho foi a comparação dos critérios de sucesso escolar de educadoras de infância e de professoras do 1º ciclo. A par da constatação de um percurso escolar de sucesso para a grande maioria das crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas qualidades mais ou menos valorizadas nas crianças que sustentam diferentes práticas em cada uma das etapas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2010-10-21T22:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/184
url http://hdl.handle.net/10400.15/184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RODRIGUES, Isabel - Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunos.Revista Interacções. N.º 1 ( 2005), p. 7-24
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137019601879040