Tipos de comportamento sedentário e o seu impacto diferencial na adiposidade de atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Miguel Bandarra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12333
Resumo: Objetivo: Verificar qual o tipo de comportamento sedentário (CS) que tem maior impacto na adiposidade de atletas. Método: Este manuscrito é composto por dois artigos. O primeiro, é uma revisão sistemática da literatura, onde contamos com um total de 14 estudos admitidos (13 artigos originais e uma revisão de revisões). O segundo, é um estudo observacional transversal, com uma amostra composta por 130 atletas adultos de várias modalidades (63 mulheres). Resultados: Na revisão sistemática, todos os estudos relataram em concordância que o CS é prejudicial aumentando a adiposidade corporal. De todos os artigos analisados, 5 identificaram que o tempo passado a assistir TV era o que tinha maior influência na adiposidade da população em geral, com poucos estudos em atletas (3). Dois artigos sugerem a interrupção do CS (breaks) como possível atenuador. No artigo original, das análises de correlação realizadas podem ser observados CS específicos, que estão positivamente associados a diversos parâmetros de adiposidade, sendo estes: o tempo a jogar videojogos, o tempo ao telemóvel, o tempo passado a ler, o tempo despendido nos transportes e o tempo em frente a um ecrã de forma geral. Após a divisão por sexo, podemos afirmar que nas mulheres os videojogos foram o CS com maior associação à adiposidade, enquanto nos homens o comportamento que tem associação direta é o tempo despendido a tocar música. Conclusões: Relativamente à revisão sistemática, podemos verificar que o CS tem associações diretas na adiposidade da população em geral e na população atleta. Os estudos que não referiram apenas o CS no geral e analisaram quais os CS que têm associações diretas, concluem que o tempo a ver a TV está associado de forma direta à adiposidade na população não atleta uma vez que na população atleta não foram encontradas quaisquer pesquisas que abordem diferentes CS. No estudo observacional transversal, os resultados foram dispares da população em geral, ainda assim, devido à inexistência de estudos que analisem cada tipo de CS, são necessárias novas investigações para confirmação destes resultados.
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De todos os artigos analisados, 5 identificaram que o tempo passado a assistir TV era o que tinha maior influência na adiposidade da população em geral, com poucos estudos em atletas (3). Dois artigos sugerem a interrupção do CS (breaks) como possível atenuador. No artigo original, das análises de correlação realizadas podem ser observados CS específicos, que estão positivamente associados a diversos parâmetros de adiposidade, sendo estes: o tempo a jogar videojogos, o tempo ao telemóvel, o tempo passado a ler, o tempo despendido nos transportes e o tempo em frente a um ecrã de forma geral. Após a divisão por sexo, podemos afirmar que nas mulheres os videojogos foram o CS com maior associação à adiposidade, enquanto nos homens o comportamento que tem associação direta é o tempo despendido a tocar música. Conclusões: Relativamente à revisão sistemática, podemos verificar que o CS tem associações diretas na adiposidade da população em geral e na população atleta. Os estudos que não referiram apenas o CS no geral e analisaram quais os CS que têm associações diretas, concluem que o tempo a ver a TV está associado de forma direta à adiposidade na população não atleta uma vez que na população atleta não foram encontradas quaisquer pesquisas que abordem diferentes CS. No estudo observacional transversal, os resultados foram dispares da população em geral, ainda assim, devido à inexistência de estudos que analisem cada tipo de CS, são necessárias novas investigações para confirmação destes resultados.Objective: To verify which sedentary behavior (SB) has the greatest influence on athletes’ adiposity. Method: This manuscript consists of two articles. The first is a systematic review, which admitted a total of 14 studies (13 original articles and 1 review of reviews. The second is a cross-sectional observational study, with a sample consisting of 130 adult athletes of various modalities (63 women). Results: In the systematic review, all studies agreed that SB is harmful, increasing body adiposity. Of all the reviews analyzed, 5 identified that the time spent watching TV was what had the greatest influence on adiposity in the general population. Furthermore, 2 articles suggest the interruption of SB as a possible attenuator. The correlation analyses from the second manuscript suggest that, specific SB relevant in the general population were not replicated in athletes.The time playing video games, time on the mobile phone, time spent reading, time spent in transports and time in front of a screen were the most importante for adiposity of athletes. When separated by sex, video games where the SB with the highest association with adiposity in women, whereas in men the SB with the most influence is the time spent playing music. Conclusions: Regarding the systematic review, we can verified that SB has an influence on adiposity in the general population as well as in the athletice population. The studies did not only mention the SB in general but also analyzed which behaviors have the greatest influence, agreeing that TV is directly associated with adiposity in the non-athlete population. Since there were no studies addressing the subject in the athletice population. The cross-sectional observational study explored these relationships and the results were far from those of the general population, nonetheless, due to the lack of studies that analyze each type of SB, further research is needed to confirm these results in athletes.2022-01-03T15:07:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12333TID:202788490porSilva, Ricardo Miguel Bandarrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:56.987688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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