Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21978
Resumo: Este artigo tem como propósito compreender o modo como alunos do 2.° ano resolvem problemas. Discute-se a importância da resolução de problemas na aprendizagem da Matemática, o entendimento de problema, as etapas do processo de resolução de problemas e as principais estratégias de resolução A investigação subjacente foi realizada em Portugal, numa turma do 2.° ano de uma escola dos arredores de um meio urbano. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu observação de aulas da turma do 2.° ano e recolha documental a propósito da resolução de seis problemas. Neste artigo são analisadas as resoluções de um dos alunos da turma, Daniel, caracterizando as estratégias que usa, as dificuldades que manifesta e as etapas de resolução por que passa. Os resultados salientam que usa diferentes estratégias, suportadas por representações icónicas e simbólicas. Manifesta dificuldades relacionadas com a interpretação do problema, a utilização de conteúdos matemáticos e o uso da estratégia trabalhar do fim para o princípio. Nem sempre é possível compreender se Daniel percorreu todas as etapas de resolução de problemas.
id RCAP_957843d578a0a6e28644cdbe0ab94d99
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básicoResolução de problemas no 2º ano do ensino básicoEstratégias de resolução de problemasEtapas de resolução de problemasDificuldades dos alunos na resolução de problemasProblem-solving in a 2nd grade classProblem-solving strategiesPhases of problem-solvingDifficulties of students in problem-solvingEste artigo tem como propósito compreender o modo como alunos do 2.° ano resolvem problemas. Discute-se a importância da resolução de problemas na aprendizagem da Matemática, o entendimento de problema, as etapas do processo de resolução de problemas e as principais estratégias de resolução A investigação subjacente foi realizada em Portugal, numa turma do 2.° ano de uma escola dos arredores de um meio urbano. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu observação de aulas da turma do 2.° ano e recolha documental a propósito da resolução de seis problemas. Neste artigo são analisadas as resoluções de um dos alunos da turma, Daniel, caracterizando as estratégias que usa, as dificuldades que manifesta e as etapas de resolução por que passa. Os resultados salientam que usa diferentes estratégias, suportadas por representações icónicas e simbólicas. Manifesta dificuldades relacionadas com a interpretação do problema, a utilização de conteúdos matemáticos e o uso da estratégia trabalhar do fim para o princípio. Nem sempre é possível compreender se Daniel percorreu todas as etapas de resolução de problemas.This paper aims to understand how 2nd grade students solve problems. We present an overview about the importance of problem solving in the learning of Mathematics, what is understood as a problem, the phases of problem solving and the main problem-solving strategies. The research was developed in a 2nd grade class of a school situated in Portugal on the outskirts of a city. The research that underlies this paper follows a qualitative methodology. Data collection was carried out by participant observation in a 2nd grade class and document collection about students' problem solving. This article analyses Daniel problem-solving that includes: the characterization of his strategies, the difficulties that he reveals and the phases of problem solving that he goes through. The results show that Daniel uses different strategies supported by iconic and symbolic representations. He has some difficulties related with the interpretation of the problem, the use of mathematical content and the use of work backward strategy. It is not always possible to understand if Daniel went through all the phases of problem solving.UNESP - Universidade Estadual PaulistaRepositório ComumSousa, CristinaMendes, Fátima2018-03-13T12:58:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21978porSousa, C., & Mendes, F. (2017). Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57) 243-265. Rio Claro: UNESP – Universidade Estadual Paulista.1980-4415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:27.886255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
title Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
spellingShingle Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
Sousa, Cristina
Resolução de problemas no 2º ano do ensino básico
Estratégias de resolução de problemas
Etapas de resolução de problemas
Dificuldades dos alunos na resolução de problemas
Problem-solving in a 2nd grade class
Problem-solving strategies
Phases of problem-solving
Difficulties of students in problem-solving
title_short Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
title_full Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
title_fullStr Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
title_sort Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico
author Sousa, Cristina
author_facet Sousa, Cristina
Mendes, Fátima
author_role author
author2 Mendes, Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cristina
Mendes, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas no 2º ano do ensino básico
Estratégias de resolução de problemas
Etapas de resolução de problemas
Dificuldades dos alunos na resolução de problemas
Problem-solving in a 2nd grade class
Problem-solving strategies
Phases of problem-solving
Difficulties of students in problem-solving
topic Resolução de problemas no 2º ano do ensino básico
Estratégias de resolução de problemas
Etapas de resolução de problemas
Dificuldades dos alunos na resolução de problemas
Problem-solving in a 2nd grade class
Problem-solving strategies
Phases of problem-solving
Difficulties of students in problem-solving
description Este artigo tem como propósito compreender o modo como alunos do 2.° ano resolvem problemas. Discute-se a importância da resolução de problemas na aprendizagem da Matemática, o entendimento de problema, as etapas do processo de resolução de problemas e as principais estratégias de resolução A investigação subjacente foi realizada em Portugal, numa turma do 2.° ano de uma escola dos arredores de um meio urbano. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu observação de aulas da turma do 2.° ano e recolha documental a propósito da resolução de seis problemas. Neste artigo são analisadas as resoluções de um dos alunos da turma, Daniel, caracterizando as estratégias que usa, as dificuldades que manifesta e as etapas de resolução por que passa. Os resultados salientam que usa diferentes estratégias, suportadas por representações icónicas e simbólicas. Manifesta dificuldades relacionadas com a interpretação do problema, a utilização de conteúdos matemáticos e o uso da estratégia trabalhar do fim para o princípio. Nem sempre é possível compreender se Daniel percorreu todas as etapas de resolução de problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-13T12:58:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21978
url http://hdl.handle.net/10400.26/21978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, C., & Mendes, F. (2017). Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57) 243-265. Rio Claro: UNESP – Universidade Estadual Paulista.
1980-4415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135356542517248