Implementação de Lean Thinking no retalho alimentar : barreiras e efeito covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Paulo Jorge Verde
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34873
Resumo: Nos dias de hoje, tem-se verificado um crescimento gradual na oferta de lojas de retalho alimentar, o que implica um aumento da competitividade neste setor. Face este aumento na competitividade, os grupos pertencentes ao retalho alimentar têm de adotar estratégias de modo a alcançar vantagem competitiva, ao mesmo tempo que necessitam também de se adaptar às exigências dos consumidores. É neste ponto que os princípios e as técnicas lean são peça fundamental e podem ter enorme sucesso quando implementados no retalho alimentar, mas há um conjunto de barreiras que dificultam a implementação desta metodologia neste setor. Face esta problemática, a presente investigação tem como objetivo analisar o tipo de entraves que emergem no momento da adoção do lean em lojas de retalho alimentar, como também perceber as alterações ocorridas neste setor sob efeito da pandemia do covid-19, com enfoque na importância deste conceito neste mesmo setor em tempos remotos. com o intuito de alcançar esta meta, procedeu-se à realização de uma investigação qualitativa e exploratória, na forma de pesquisa, para perceber o contexto real em doze lojas distintas de retalho alimentar, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis de cada loja, e também do auxílio de observações diretas. No fim, percebeu-se que o conceito lean não é amplamente conhecido por todos os entrevistados e, consequentemente, a sua adoção não é notória em todas as lojas presentes no estudo. Foi possível recolher um conjunto de problemáticas que levam a que esta adoção não se manifeste tão fácil, onde se mencionam questões relacionadas como a falta de comunicação organizada dentro das estruturas, volatilidade na procura por este tipo de serviço e também resistência à mudança por parte dos responsáveis. Identificaram-se ainda alguns desperdícios que com simples práticas lean seria possível a sua eliminação e, já na fase final da investigação, verificou-se a importância que o lean pode ter neste tipo de serviço, nomeadamente em tempos remotos como o da pandemia do covid-19, de modo a simplificar os processos e beneficiar a performance na venda final ao cliente.
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Face esta problemática, a presente investigação tem como objetivo analisar o tipo de entraves que emergem no momento da adoção do lean em lojas de retalho alimentar, como também perceber as alterações ocorridas neste setor sob efeito da pandemia do covid-19, com enfoque na importância deste conceito neste mesmo setor em tempos remotos. com o intuito de alcançar esta meta, procedeu-se à realização de uma investigação qualitativa e exploratória, na forma de pesquisa, para perceber o contexto real em doze lojas distintas de retalho alimentar, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis de cada loja, e também do auxílio de observações diretas. No fim, percebeu-se que o conceito lean não é amplamente conhecido por todos os entrevistados e, consequentemente, a sua adoção não é notória em todas as lojas presentes no estudo. Foi possível recolher um conjunto de problemáticas que levam a que esta adoção não se manifeste tão fácil, onde se mencionam questões relacionadas como a falta de comunicação organizada dentro das estruturas, volatilidade na procura por este tipo de serviço e também resistência à mudança por parte dos responsáveis. Identificaram-se ainda alguns desperdícios que com simples práticas lean seria possível a sua eliminação e, já na fase final da investigação, verificou-se a importância que o lean pode ter neste tipo de serviço, nomeadamente em tempos remotos como o da pandemia do covid-19, de modo a simplificar os processos e beneficiar a performance na venda final ao cliente.Nowadays, there has been a gradual growth in the supply of food retail stores, which implies an increase in competitiveness in this sector. In view of this increase in competitiveness, groups belonging to the food retail have to adopt strategies in order to achieve competitive advantage, while also needing to adapt to the demands of consumers. It is at this point that lean principles and techniques are fundamental and can be hugely successful when implemented in food retail, but there are a number of barriers that hinder the implementation of this methodology in this sector. In view of this problem, the present investigation aims to analyze the type of obstacles that emerge at the time of the adoption of lean in food retail stores, as well as to understand the changes that occurred in this sector under the effect of the covid-19 pandemic, focusing on the importance of this concept in this same sector in remote times. In order to achieve these two objectives, a qualitative and exploratory investigation was carried out, in the form of survey, to understand the real context in twelve different food retail stores, by conducting semi-structured interviews with the heads of each store, and also the aid of direct observations. In the end, it was noticed that the lean concept is not widely known by all respondents and, consequently, its adoption is not noticeable in all stores present in the study. It was possible to collect a set of problems that lead to this adoption not being so easy, where related issues are mentioned, such as the lack of organized communication within the structures, volatility in the demand for this type of service and also resistance to change on the part of responsible. Some wastes were also identified that with simple lean practices it would be possible to eliminate and, already in the final stage of the investigation, it was verified the importance that lean can have in this type of service, namely in remote times such as the covid-19 pandemic, in order to simplify the processes and benefit the performance in the final sale to the customer.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarroso, Paulo Jorge Verde2021-09-15T10:41:19Z2021-07-132021-052021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34873TID:202749703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:16.741635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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