Relatório de Estágio Profissional na equipa Sub-17 do Abambres SC, na época 2010-2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Filipe Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6808
Resumo: Através da realização deste relatório, pretendemos dar a conhecer as atividades desenvolvidas no estágio profissional realizado no Abambres Sport Clube. O estágio mostrou-se como uma componente de formação primordial em exercício no âmbito específico do treino desportivo, pois, através da aplicação dos conhecimentos, permitiu a consolidação das aprendizagens suportáveis a longo prazo. Os conhecimentos teóricos só se tornam deveras proveitosos e significativos quando se mostram eficazes em contextos ativos, sujeitos a circunstâncias únicas. O principal objetivo deste estágio profissional passou pela aquisição de competências primárias para o exercício da função de treinador em contexto real de treino e de competição. É por via da tomada de decisão e dessa necessidade do indivíduo de compreender o jogo que deve ser levada a formação desportiva do jovem atleta, sem nunca descurar dos aspetos didáticos inerentes à sua prática. Para isso, os treinadores terão de estar em constante atualização, dado existir uma contínua evolução do treino e da formação que requer aprendizagem. O treino deve ser adequado aos jovens consoante as suas medidas e as suas características e exigências, através de um processo pedagógico, onde exista desde cedo a promoção de criatividade e inteligência e da perceção do jogo e de quais os aspetos a valorizar pelos treinadores e dos períodos ótimos para desenvolver essas capacidades. Os princípios metodológicos e a avaliação constante ao longo do processo equivalem a aspetos fundamentais para podermos proporcionar uma adequada formação desportiva e social às crianças e aos jovens. Como conclusão deste trabalho, podemos afirmar que qualquer treinador desportivo necessita de ter conhecimentos não só sobre o jogo, mas também aos níveis didático e metodológico, bem como acerca das características das faixas etárias; deve, outrossim, possuir capacidade de organização.
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