Relatório de Estágio Profissional na equipa Sub-17 do Abambres SC, na época 2010-2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6808 |
Resumo: | Através da realização deste relatório, pretendemos dar a conhecer as atividades desenvolvidas no estágio profissional realizado no Abambres Sport Clube. O estágio mostrou-se como uma componente de formação primordial em exercício no âmbito específico do treino desportivo, pois, através da aplicação dos conhecimentos, permitiu a consolidação das aprendizagens suportáveis a longo prazo. Os conhecimentos teóricos só se tornam deveras proveitosos e significativos quando se mostram eficazes em contextos ativos, sujeitos a circunstâncias únicas. O principal objetivo deste estágio profissional passou pela aquisição de competências primárias para o exercício da função de treinador em contexto real de treino e de competição. É por via da tomada de decisão e dessa necessidade do indivíduo de compreender o jogo que deve ser levada a formação desportiva do jovem atleta, sem nunca descurar dos aspetos didáticos inerentes à sua prática. Para isso, os treinadores terão de estar em constante atualização, dado existir uma contínua evolução do treino e da formação que requer aprendizagem. O treino deve ser adequado aos jovens consoante as suas medidas e as suas características e exigências, através de um processo pedagógico, onde exista desde cedo a promoção de criatividade e inteligência e da perceção do jogo e de quais os aspetos a valorizar pelos treinadores e dos períodos ótimos para desenvolver essas capacidades. Os princípios metodológicos e a avaliação constante ao longo do processo equivalem a aspetos fundamentais para podermos proporcionar uma adequada formação desportiva e social às crianças e aos jovens. Como conclusão deste trabalho, podemos afirmar que qualquer treinador desportivo necessita de ter conhecimentos não só sobre o jogo, mas também aos níveis didático e metodológico, bem como acerca das características das faixas etárias; deve, outrossim, possuir capacidade de organização. |
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Relatório de Estágio Profissional na equipa Sub-17 do Abambres SC, na época 2010-2011TreinadorTreino desportivoEstágios pedagógicosAtravés da realização deste relatório, pretendemos dar a conhecer as atividades desenvolvidas no estágio profissional realizado no Abambres Sport Clube. O estágio mostrou-se como uma componente de formação primordial em exercício no âmbito específico do treino desportivo, pois, através da aplicação dos conhecimentos, permitiu a consolidação das aprendizagens suportáveis a longo prazo. Os conhecimentos teóricos só se tornam deveras proveitosos e significativos quando se mostram eficazes em contextos ativos, sujeitos a circunstâncias únicas. O principal objetivo deste estágio profissional passou pela aquisição de competências primárias para o exercício da função de treinador em contexto real de treino e de competição. É por via da tomada de decisão e dessa necessidade do indivíduo de compreender o jogo que deve ser levada a formação desportiva do jovem atleta, sem nunca descurar dos aspetos didáticos inerentes à sua prática. Para isso, os treinadores terão de estar em constante atualização, dado existir uma contínua evolução do treino e da formação que requer aprendizagem. O treino deve ser adequado aos jovens consoante as suas medidas e as suas características e exigências, através de um processo pedagógico, onde exista desde cedo a promoção de criatividade e inteligência e da perceção do jogo e de quais os aspetos a valorizar pelos treinadores e dos períodos ótimos para desenvolver essas capacidades. Os princípios metodológicos e a avaliação constante ao longo do processo equivalem a aspetos fundamentais para podermos proporcionar uma adequada formação desportiva e social às crianças e aos jovens. Como conclusão deste trabalho, podemos afirmar que qualquer treinador desportivo necessita de ter conhecimentos não só sobre o jogo, mas também aos níveis didático e metodológico, bem como acerca das características das faixas etárias; deve, outrossim, possuir capacidade de organização.Through the conclusion of this report, it is our main purpose to show the activities performed during the professional teaching/ coaching practice in Abambres Sport Club. This period of practice happened to represent a crucial component concerning sport training, throughout acquired knowledge application, which made possible the consolidation of achievable long term learning. Theoretical knowledge only becomes truthfully constructive and significant when it represents evidence for effectiveness in active contexts, under exclusive circumstances. The major objective of this practice was acquiring skills to pursue the primary roles of coaching in real training and competition situations. It is in the course of the decision making and of an individual’s need to be aware of the game that the young athlete’s sports training should be pursued, without ever disregarding the aspects inherent to teaching practice. For that reason, coaches have to be constantly updated, as there is a continuous evolution of training and instruction which requires learning. The training must fit the young learners, according to its procedures, characteristics and prerequisites, through an educational process where there can early be an investment in creativity, intelligence and in game’s perception promotion, as well as in the recognition of what aspects coaches should value and the optimal periods for the development of those skills. The methodological principles and constant assessment throughout the process are essential aspects for us to be capable to provide adequate training and social sport for children and youths. To conclude, we can say that any sports coach needs to have knowledge not only about the game, but also concerning didactics and methodological matters, plus the awareness regarding the characteristics of age groups. The coach must, also, possess organizational skills.2016-11-11T10:37:28Z2016-11-11T00:00:00Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6808porMendes, Filipe Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:57.210387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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