Parentalidade mindful, autorregulação parantal e stresse parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palombella, Marco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13320
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo explorar as relações entre os construtos de parentalidade mindful, a autorregulação parental e stresse parental durante a pandemia por COVID-19. A amostra foi constituída por 213 pais de crianças e jovens até os 18 anos de idade. Os dados foram recolhidos aplicando três instrumentos de autorrelato preenchidos pelos pais, cada um com o objetivo de medir um construto específico: “Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade” para medir os níveis de parentalidade mindful, “Me as a Parent scale” para a autorregulação parental e a “Escala de Stresse Parental” para o stresse parental; os pais preencheram também um questionário sociodemográfico. Os resultados do estudo evidenciam que existe uma relação positiva entre parentalidade mindful e autorregulação parental, e uma relação negativa entre parentalidade mindful e stresse parental, assim como entre autorregulação parental e stresse parental. Foi avaliado também o impacto da parentalidade mindful através da autorregulação parental, evidenciando a mediação da autorregulação parental sobre a relação direta entre parentalidade mindful e stresse parental. Embora considerando as limitações e fraquezas do presente estudo, o mesmo sublinha a necessidade de investir em programas de intervenção familiar baseados no potenciamento das dimensões de parentalidade mindful e autorregulação parental de forma a prevenir o impacto negativo do stresse parental sobre as famílias e o desenvolvimento das crianças.
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