Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Leonor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Queirós,Sílvia, Meneses,Rute, Couto,Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200359
Resumo: Resumo A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes.
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