Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200359 |
Resumo: | Resumo A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes. |
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Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemáticaComunicação em saúdecompetência clínicaprofissional de saúdeResumo A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2021-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200359Psicologia, Saúde & Doenças v.22 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200359Santos,LeonorQueirós,SílviaMeneses,RuteCouto,Germanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:16:15Zoai:scielo:S1645-00862021000200359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:19.291683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Resumo A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes. |
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