Index for Interdisciplinary Collaboration (IIC): Validação para o serviço social Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27350
Resumo: A colaboração interprofissional é vista cada vez mais como um fator importante no trabalho dos assistentes sociais, uma competência intrínseca do Serviço Social na articulação e trabalho interdisciplinar junto de outros grupos profissionais. O presente estudo tem como objetivo adaptar e validar transculturalmente para o Serviço Social português a escala “Index for Interdisciplinary Collaboration (IIC) from Bronstein (2002)”, composta por quarenta e dois itens, que avaliam cinco fatores diferentes, nomeadamente: interdependência, flexibilidade, atividades profissionais recém-criadas, propriedade coletiva de objetivos e reflexão sobre o processo. A pesquisa incorporou vários procedimentos teóricos e metodológicos. Realizou-se pesquisa e análise documental de diversos autores considerados na área de estudo. Utilizou-se uma abordagem mista, de componente qualitativa e quantitativa. O estudo de validação da versão portuguesa é constituído por 557 assistentes sociais em diferentes áreas de atuação do Serviço Social, o instrumento demonstrou estrutura fatorial adequada, analisou-se a confiabilidade e a consistência interna de cada um dos fatores de forma individual, utilizando-se o teste do Alpha de Cronbach concluindo-se que: “F1. Interdependência" α=0,697”; “F2. Atividades profissionais recém-criadas α=0,623”; “F3. Flexibilidade α= 0,510”; “F4. Propriedade coletiva de objetivos α=0,770”; “F5. Reflexão sobre o processo α=0,771”, o alfa de Cronbach dos 42 itens é de (α= 0,894), considera-se que os fatores apresentam consistência interna aceitável, evidenciando boa validade, pelo que é um instrumento que pode contribuir para investigações cujo objetivo seja investigar sobre a perceção da qualidade de práticas colaborativas em equipas interdisciplinares.
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